2014/08/22

Google passa a fazer reconhecimento de voz em 5 línguas em simultâneo


Depois de o termos antecipado no outro dia, chega agora a confirmação oficial de que poderão dar uso às pesquisas e comandos por voz no vosso Android em múltiplas línguas em simultâneo.

O Google já facilitou o acesso às suas pesquisas por voz nos seus Android, permitindo que um simples "Ok Google" coloque o dispositivo à escuta, mesmo enquanto está "desligado" - se o tiverem ligado ao carregados (e tiverem essas opções activadas). Mas para quem quiser usar o reconhecimento de voz em várias línguas, estava sujeito a bastante trabalho adicional. Trocar de língua implica dar um salto às definições; para não falar de que para terem o "Ok Google" a funcionar necessitam ter o inglês seleccionado como língua pré-definida.


Agora tudo fica mais simples, sendo possível definir até 5 línguas e/ou dialectos que funcionarão em simultâneo.

Se têm dificuldades que o Google reconheça o vosso inglês poderão seleccionar diversos dialectos de inglês para melhorar a sua tolerância (EUA, Reino Unido, Austrália, ou até mesmo da Índia); ou se preferirem poder misturar inglês com português (de Portugal e do Brasil), francês e alemão, também o poderão fazer.

Não deixo de ter alguma curiosidade como é que o Google irá lidar com aquelas palavras numa língua que soam idênticas a outras noutra língua (e com significados completamente diferentes). Mas suspeito que em breve iremos passar a conhecer alguns casos caricatos... :)

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)