2014/08/01

Novo recorde: 43Tbps numa única fibra


Estão contentes e satisfeitos com os 100Mbps que o vosso operador vos disponibiliza graças à "fibra"? Então vejam só o quanto estão a perder... e que faz envergonhar até o 1Gbps que o Google oferece com o seu Google Fiber.

O mesmo grupo de investigadores dinamarqueses, que em 2009 foi o primeiro a superar a marca do 1 Terabit por segundo, atingiu agora um novo recorde: 43Tbps usando uma única fibra e um único laser. Um valor impressionante, não só porque supera largamente o recorde anterior, de 26Tbps e que se mantinha desde 2011, mas também porque se sabee que cada "cabo de fibra" consiste em dezenas ou centenas de fibras individuais, e onde cada uma delas poderá transportar simultaneamente múltiplos canais de dados em comprimentos de onda diferentes - o que facilmente nos permite extrapolar o potencial multiplicativo que estes avanços poderão ter no "mundo real".

E falando de mundo real, ainda ontem ao fazer um update de um jogo (download de 900MB que foi feito em menos de 1 minuto!) , fiquei a pensar com os meus botões o quanto as coisas mudaram, desde os tempos em que olhava com ansiedade para o ecrã de um computador a descarregar um pacote de offline mail para um disquete, e onde algo com 200 ou 300KB significava estar 1 minuto, ou mais, à espera.

Um dia que estas novas velocidades recordes cheguem a nossas casas, descarregar 1GB de dados não será algo que demore 1 minuto, mas sim 0.2 milissegundos! Afinal... parece que não vai haver necessidade de nos preocuparmos com a capacidade da internet para aguentar com vídeos Ultra HD 4K, 8K, ou até 16K. A seu tempo tudo isso serão coisas que poderão chegar instantaneamente a nossas casas, dizendo adeus às barras de progresso de downloads, pausas nos streamings, e outras coisas que ainda vamos considerando como sendo "normais". :)

1 comentário:

  1. Não dizem exactamente como fazem isso.
    O método "normal" para agrupamento denso de transmissão em fibra, é a divisão de comprimento de onda de luz; usar múltiplos lasers de cores(comprimentos de onda) diferentes simultaneamente.
    Mas neste artigo isso ainda é segredo, pois nada falam sobre isso.

    ResponderEliminar