2014/08/02

Opportunity bate recorde de distância e aproxima-se da maratona extra-terrestre


Poucos poderiam imaginar que mais de uma década após ter aterrado na desolada paisagem marciana, o pequeno rover Opportunity continuaria a rodar. Demorou, mas agora este pequeno explorador robótico torna-se no veículo que maior distância percorreu fora do nosso planeta, superando as sondas lunares russas.

O Opportunity aterrou em Marte em 2004 e tinha como missão percorrer 1Km durante 90 dias (marcianos). Só que esses dias alargaram-se a meses, e esses meses a anos, e agora, mais de uma década depois, o Opportunity superou os 40Km de terreno percorrido, mais que os 39Km percorridos pelo rover lunar soviético Lunokhod lançado em 1973.


Já falta pouco para o pequeno rover se tornar no primeiro maratonista extra-terrestre, quando percorrer a clássica distância de 42.195Km que delimita a Maratona. E se nenhum imprevisto acontecer, quem nos diz que daqui por mais uma década este Opportunity não continue ainda a rodar, contra todas expectativas?

Quem sabe, talvez por essa altura já esteja algum astronauta por Marte que lhe possa dar uma limpeza nos painéis solares e trocar-lhe as baterias por umas mais "frescas". :)

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)