2014/08/08

O que esperar do novo iPhone 6?

Estamos a cerca de um mês da apresentação dos novos iPhone 6 da Apple (prevista para 9 de Setembro), altura ideal para se fazer um apanhado geral dos últimos rumores e daquilo que se espera para estes novos modelos.

A principal novidade será sem dúvida a opção por novos tamanhos. Os iPhone 6 vão crescer substancialmente, passando do actual ecrã de 4" estreado no iPhone 5 para ecrãs de 4.7 e 5.5". Diz-se que apenas o modelo mais pequeno ficará imediatamente disponível, com o de maiores dimensões a chegar algumas semanas/meses mais tarde.

Uma grande incógnita continua a ser a resolução destes novos ecrãs. Muito gostaria eu de ver uma nova duplicação da resolução, que aproximaria os iPhones das resoluções de 2560x1440 que encontramos nos equipamentos de topo actuais... mas se fosse o caso imagino que os developers já teriam encontrado referências a isso no SDK do iOS8. Uma coisa é certa... se a Apple optar por manter a resolução, isso vai-se revelar manifestamente insuficiente em ecrãs de maiores dimensões, especialmente no iPhone 6 de 5.5".

Estes ecrãs estarão protegidos por um novo material, ligeiramente mais resistente que o Gorilla Glass, mas que não será 100% safira.




No interior encontraremos um novo chip de 64 bits: o A8. Um chip que será substancialmente mais rápido (2.0GHz vs os actuais 1.3GHz do A7) e que deverá permitir duplicar o desempenho sem que isso se faça sentir demasiado na autonomia. Espero igualmente que este novo chip venha acompanhado por uma melhoria na velocidade da memória flash, assim como um aumento da memória RAM. (Já era tempo de darmos por terminado a era em que mesmo num smartphone topo de gama temos que olhar para ecrãs de "loading...")

Espera-se também que o novo iPhone venha com WiFi 802.11ac e LTE Cat 6 (com velocidades até 300Mbps) para acompanhar a evolução tecnológica. Há também quem diga que será desta que a Apple irá incluir NFC nos seus iPhone, para poder interagir com a mais recente geração de cartões bancários - embora, depois de tanto investimento feito nos iBeacon... não sei até que ponto é que isso irá realmente acontecer (não havendo também referências a isso nos SDKs, coisa que seria lógica de acontecer se a Apple quisesse que os developers começassem a preparar as suas apps para tirar partido disto).

O TouchID também deverá sofrer uma ligeira melhoria, com base nos resultados obtidos com o iPhone 5S (que tal como disse na altura, acabou por ser um modelo de "beta testing" para o CPU de 64 bits e o Touch ID - que agora com o iOS8 irá finalmente começar a poder ser utilizado para mais que o unlock e as compras na App Store).

A completar o conjunto, deveremos ter câmaras remodeladas que ofereçam igualmente melhor qualidade, particularmente em situações de baixa luminosidade - e talvez até possam vir a suportar resolução Ultra HD 4K. Neste aspecto espero que a Apple não siga a tendência de subir as resoluções "apenas porque sim" (já temos smartphones com câmaras de 13 e até 20MP!) e nos dê imagens que realmente sejam aquilo que se pretende... mesmo que se mantenha na resolução dos 8MP.


... Melhoramentos que serão apenas uma "evolução" e não uma "revolução" - e que sem dúvida darão azo às habituais críticas de que é apenas "mais do mesmo". Mas, se até ao momento o "mais do mesmo" tem dado bons resultados à Apple, parece-me que o iPhone 6 terá tudo para continuar o sucesso da família (e a Apple também acredita que sim, tendo encomendado componentes para 70-80 milhões de iPhones nesta fase inicial de lançamento).

Em Setembro saberemos tudo o que há para saber sobre os novos iPhone 6, mas até lá: acham que estas previsões são credíveis, ou esperam ver algo nos novos iPhone que não tenha ainda sido mencionado?

3 comentários:

  1. Honestamente?

    Espero que mantenham uma opção "pequena" porque telefones de tamanhos que não cabem num bolso de calças, eu não quero. Para mim, um telefone de 4" é o ideal. Já sei que para outros não o será, por muitas razões... Mas acho o formato 4" perfeito.

    :)

    ResponderEliminar
  2. Anónimo8/8/14 16:50

    não acredito que deixe de haver a versão de 4 polegadas, e duvido que venha uma de 5.5. Mais plausivel a coexistencia de 4 e 4.7".

    Quanto ao resto dos detalhes acho pouco importante: para mim é importante sim que passem 2 GB RAM e que o ios 8 traga MUITAS melhorias a nivel de multitasking.

    ResponderEliminar