2014/08/10

Swatch lança relógio mecânico com um único parafuso


Não é um smartwatch, como os que agora têm estado na moda, mas a Swatch é uma marca que inspira paixões e que para celebrar o seu 30º aniversário nos traz um modelo que será irresistível para muitos: o Sistem51

O mais recente Swatch Sistem51 é um modelo mecânico automático, que tem a particularidade de conter 51 peças - precisamente o mesmo número de peças que foi usado no Swatch original, embora este sistema automático seja agora bastante mais complexo, mostrando a simplificação que a marca conseguiu fazer - e de ter tudo isto preso por um único parafuso.

É esta simplificação, e o facto de todo o sistema poder ser montado por robots - e ficar selado, dispensando manutenção - que permite que este Swatch com este mecanismo, que noutros relógios pode facilmente significar o utilização de mais de 500 peças que têm que ser cuidadosamente montadas à mão, possa chegar ao mercado com um preço de apenas 130 euros.

Mesmo já não me lembrando da última vez que andei com um relógio de pulso, fico tentado a investir num destes Sistem51... se bem que por outro lado, fica a vontade de poupar dinheiro que mais tarde será investido num Moto 360... :)

10 comentários:

  1. Não compro swatc por um motivo uma vez fora da garantia e avariando é lixo certo pois não o arranjam

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Paa mim a melhor definição para os SWATCH é: Descartavél (usa-se e depois de avariar, como disseste, é para a prateleira).
      Apesar disso :) só uso SWATCH :) e tenho um desde 2005... :)

      Eliminar
    2. Eu também tenho dois,um deles com os ponteiros desalinhados e não arranjam pois já tem mais de 2anos. Swatch para mim nunca mais

      Eliminar
  2. Vendo bem é um bocado estranho andar-se anos e anos com relógio de pulso e depois acabou-se. É uma completa desnecessidade (como a alinça de casamento).

    Por isso é que tenho dúvidas que o Moto 360, Motorizada 50, ou iWatch tenham sucesso.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Um relógio é um adereço tipicamente masculino. Eu sem relógio senti-me ligeiramente "despido".

      Eliminar
  3. O problema dos Swatch é ser 100% plástico. Tive o meu primeiro Swatch quando saíram em Portugal, nos anos 80. Na altura custavam 5 contos (25€), mas parti logo o "vidro" que não é vidro mas sim de plástico. Eu sou super descuidado e ando sempre a bater com os braços em todo o lado! ahaha!
    Depois disso tive mais uns quantos mas acabaram todos com o "visor" partido... mas sempre a dar as horas certas! Ao menos podiam fazer uma "edição especial" com vidro de safira, mas pelos vistos este continua todo em plástico... é pena!

    ResponderEliminar
  4. Acho estranho a Swatch ainda não ter arriscado nos smartwatches ou então ter feito uma parceria com uma grande tecnológica para lançarem um em conjunto.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Eliminar
    2. Há rumores. Eu ia mais por um "relógio e bracelete de fitness", em vez de um "smartwach que emparelha com um smartphone para uma data de coisas ... inúteis".

      http://www.cultofmac.com/288997/forget-iwatch-swatch-planning-smart-watch-2015/

      Eliminar
  5. tive um swatch durante 12 anos sem dar um unico problema.. só por pilha e siga.. eventualmente tinha de acabar um dia como tudo na vida ;) mas ter um relogio 12 anos sem dar problema não é para todas as marcas ;) fica a dica loool

    ResponderEliminar