2014/08/18

Twitter está a injectar favoritos de outras pessoas na timeline


O Twitter é uma das "micro-redes-sociais" mais famosas do momento, mas parece estar a fazer os possíveis por afugentar cada vez mais dos seus utilizadores. E uma das últimas experiências, que tem vindo a ser alargada, está a gerar enorme confusão e frustração.

Uma das grandes vantagens do Twitter é o de ser extremamente simples de explicar (embora não tão simples de demonstrar porque motivo tem o sucesso que tem): qualquer pessoa pode enviar mensagens com até 140 caracteres (que podem conter links, fotos, etc.); e qualquer pessoa pode escolher quem deseja "seguir", de modo a ver o que essas pessoas escreverem. Há muitas outras coisas lá pelo meio, mas na sua essência, é isto.

Uma dessas coisas "extra" é a possibilidade de se marcarem tweets como favoritos. E há quem use essa função como forma de fazer diversas coisas: há quem use isso como uma lista de coisas interessantes para "ler mais tarde"; há quem use como forma de demonstrar agradecimento a quem escreveu; outros usam-no como forma de dizerem que gostaram daquilo, mas não ao ponto de fazerem um dos desejados "retweets".

Os retweets (RT) são simplesmente "repetir" a mensagem, de forma a que todas as pessoas que nos seguem possam também vê-la. Obviamente, são aquilo que mais interessa a quem pretende rapidamente chegar a milhões de pessoas, obtendo um efeito "viral"; com uma mensagem que originalmente poderá ser lida por apenas uns milhares de pessoas facilmente se multiplicar pelos milhares de seguidores que tenham, etc. etc.

Agora, o Twitter anda a fazer experiências em que injecta os tweets marcados como favoritos pelas pessoas que seguem, na vossa própria timeline - basicamente tornando-os em "retweets", coisa que a maioria das pessoas não apreciará muito. Muitas vezes pode dar-se o caso de acharmos um tweet interessante a nível pessoal mas não o acharmos apropriado para aqueles que nos seguem; e com este sistema, esse tweet poderá ter projecção bem mais visível do que uma lista de favoritos que queremos manter mais privada (embora os favoritos de qualquer utilizador do Twitter sejam públicos, caso alguém vá expressamente espreitá-los).

Depois da mudança de 180º na política das apps de Twitter feitas por outros developers (de início era algo que era promovido; agora passou a ser algo severamente limitado); e de começarem a injectar publicidade na timeline... o Twitter arrisca-se a poder ser um caso exemplar de como destruir uma rede social tentando forçar os utilizadores a aturarem o tipo de coisa que esperavam evitar ao usar o Twitter.

1 comentário: