2014/09/12

Análise ao medidor de pressão arterial Withings


Estamos em plena era de werables e trackers que monitorizam continuamente tudo aquilo que fazemos, e por isso mesmo achei que seria interessante espreitar um produto curioso da Withings: um medidor de pressão arterial.

O Medidor de pressão arterial Withings

A Withings é uma empresa que há muito tempo tem vindo a apostar na recolha de dados "físicos". As suas balanças electrónicas permitem manter um registo do nosso peso sem termos que andar a introduzir dados manualmente; o Aura monitoriza o nosso sono e acorda-nos suavemente no momento certo; e não faltam também trackers para o dia a dia e até câmaras para monitorização de bebés, tudo com a premissa de ser "simples de usar".


O seu medidor de pressão sanguínea também é simples de usar. A versão que recebemos para testes (gentilmente cedida pela Orange) era uma versão para dispositivos Apple com a antiga ficha de 30 pinos, que obriga a usar o adaptador para a ficha lightning nos iPhones e iPads mais recentes; mas actualmente já está disponível uma versão wireless bluetooth que permite a usa utilização em maior número de equipamentos, incluindo Android.


A única vantagem de ter a ligação por cabo, é que a sua utilização é completamente à prova de erros. Basta ligar o cabo a um iPhone para surgir uma mensagem a sugerir a instalação da app da Withings; e caso já esteja instalada, lança-a automaticamente.


Em Funcionamento


... Depois, não há muito que saber. A app indica como se deve colocar a braçadeira, que funciona a pilhas e portanto pode ser facilmente levada para qualquer lado, até quando forem de férias (para que possam avaliar o efeito das mesmas na vossa pressão arterial), e as medidas irão sendo guardadas na vossa conta Withings a par de tudo o resto que lá possam ter (peso, actividade, etc.)

Para quem nunca mediu a sua pressão arterial, trata-se de uma abraçadeira que se vai enchendo com ar, e depois gradualmente se vai esvaziando. Um processo que demora aproximadamente uma dezena de segundos (e é indolor, caso estejam com medo disso! :)




Apreciação Final

Em jeito de conclusão, não há muito a dizer sobre este produto. O medidor de pressão sanguínea está automaticamente vocacionado para todos aqueles que nesta altura já terão uma destas máquinas (mas sem a funcionalidade de manter um registo histórico automaticamente), ou seja: pessoas que tenham que manter o olho na sua pressão arterial por motivos médicos... ou por iniciativa própria. A desvantagem de usar uma ficha já "obsoleta" acaba por não ser problema, uma vez que a versão actual já funciona via bluetooth (embora para algumas pessoas pudesse continuar a ser preferível o processo de instalação "ultra-simples" de apenas ligar a ficha e já está, sem terem que se preocupar em ligar bluetooth, emparelhar, etc.) A nível de pontos negativos, não gostei do sistema de abertura para trocar as pilhas (4xAAA), que nos deixa com a tampa "solta". Num produto deste nível (e preço) esperaria encontrar um mecanismo mais evoluído, com uma tampa de abrir/fechar mais prática e que não se pudesse perder.

A nova versão wireless do medidor de pressão sanguínea da Withings está disponível por cerca de 133 euros.


Medidor de pressão arterial Withings


Prós
  • Simples de usar
  • Portátil
  • Compatível com iOS e Android (na nova versão blueooth)

Contras
  • Preço
  • Tampa do compartimento das pilhas



Galeria de imagens




Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)