2014/09/17

Apple esconde saliência da câmara nas imagens oficiais do iPhone 6


Os novos iPhone 6 da Apple estão mais finos que nunca, mas parece que a própria Apple não está muito satisfeita com a pequena saliência da câmara... ao ponto de a eliminar completamente das imagens oficiais onde os modelos são vistos de perfil.

Na página oficial do iPhone 6, assim como nas páginas dedicadas ao seu design e também ao Apple Pay, todas as imagens de perfil dos novos iPhones aparecem misteriosamente sem qualquer relevo onde deveríamos encontrar a saliência da câmara. Apenas nas imagens onde o iPhone é visto noutros ângulos é que a Apple apresenta a câmara tal como é.


Se se tratasse de outra empresa, seria fácil descartar isto como sendo um lapso, mas tendo a Apple a sua fama de ter atenção aos detalhes, poderemos considerar praticamente impossível que isto tenha acontecido por erro - e ainda mais quando pode ser visto em imagens com bastante destaque e espalhadas por diversas páginas e secções.


Podemos também ir espreitar o que se passa com o iPod Touch, que estreou este novo design o ano passado, e que também conta com uma câmara saliente - e descobrir coisas curiosas.


Ora, na página do iPod Touch vemos realmente uma imagem de perfil onde é mostrado sem rodeios a câmara saliente, tal como deveria ser. Mas na página dedicada ao seu design, já temos a saliência removida, para não estragar o seu aspecto ultra-fino.

O que isto demonstra é que a vergonha de ter uma câmara saliente afinal não é de agora, e já no iPod Touch tinham sentido a necessidade de a esconder, ainda que de forma parcial. Com o iPhone 6, a Apple parece ter ganho confiança para ir mais longe e simplesmente apagar a câmara de todas as fotos de perfil (mesmo que isso tenha sido feito com recurso a técnicas de iluminação, para poderem dizer que "na realidade não apagaram nada".)

O que é certo é que me parece ser uma manobra bastante infeliz e escusada, e que na tentativa de quererem esconder algo apenas irão fazer com que se preste ainda mais atenção a isso.

10 comentários:

  1. sou eu que estou a ver mal ou a câmara não aparece porque é do outro lado?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A câmara é do outro lado, sim.
      Mesmo que fosse possível vê-la na mesma, lá nisso tens razão.

      Eliminar
    2. Numa foto de perfil "honesta" teria que aparecer de qualquer forma, tal como aparece na primeira imagem do iPod Touch. Estar a usar a perspectiva para a esconder é manifestamente enganador.

      Eliminar
  2. Nahhh, a Apple não escondeu nada. A objectiva está recolhida :P

    ResponderEliminar
  3. Foi algo que eu comentei logo quando saíram os leaks... Triste escolha que fizeram... para ter umas não se podiam ter outras... ou... caso Steve Jobs estivesse entre nós, as specs seriam as mesmas mas com a câmara à face.
    É uma saída muito contra à filosofia da Apple - Less is more!
    Odeio profudamente este pequeno/grande pormenor.

    ResponderEliminar
  4. Vá, façam mais fino, vá..., já está?Pronto, agora vejam a M€rd@ que fizeram.
    A partir do iP6 será sempre a engordar... ;)

    ResponderEliminar
  5. Dedução:
    Se a câmara faz parte do corpo,
    Se a câmara sai do corpo,
    Logo a grossura do iP6 deve ser medida no ponto em que ela está, certo? ;)
    (Só para chatear os FB...) eheheh...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :)

      http://appleinsider.com/articles/11/09/14/apple_wins_right_to_thinnest_smartphone_and_expands_samsung_patent_fight_to_uk.html

      Eliminar
  6. https://www.youtube.com/watch?v=WKd6gT3Kz10

    ResponderEliminar