2014/09/22

Apps Android já correm em Windows, Mac e Linux


O Google recentemente mostrou-nos ser possível correr apps Android dentro do seu Chrome OS, e não demorou muito para que alguns entusiastas espreitassem o processo e o disponibilizassem para mais plataformas, sendo agora possível correr apps Android no Chrome em Windows, Mac e Linux.

O "segredo" de correr apps Android no Chrome está no App Runtime for Chrome (ARC), que vinha bloqueado para funcionar apenas no Chrome OS e com um conjunto bastante limitado de apps. Mas um developer chamado Vladikoff resolveu meter mãos à obra e começou a mexericar no sistema. Inicialmente conseguiu fazer com que fosse possível correr outras apps de forma não oficial; e agora foi ainda mais longe, permitindo que se possam executar apps não só no Chrome OS mas em qualquer sistema operativo onde esteja disponível a mais recente versão do Chrome - que é como quem diz: Windows, Mac e Linux. (Podem encontrar aqui um guia passo a passo para Ubuntu.)

Em complemento a este ARChon disponibilizou também uma ferramenta de conversão "chromeos-apk" que transforma um executável Android (apk) para o formato necessário para ser executado dentro do Chrome.

O processo é ainda bastante experimental e dando origem a muitos crashes - dependendo da app que tentarem executar - mas será uma boa indicação de como o Google poderá usar este sistema como um (grande) trunfo, expandindo o alcance das apps Android para todas as plataformas onde o Chrome é suportado.

Estará a "universalidade" das apps, mais próxima do que se pensa?

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)