2014/09/14

Cyborg Unplug impede qualquer Google Glass de se ligar à tua rede


Depois de ter feito um mega evento de apresentação dos seus Google Glass e prometido que em breve chegariam ao mercado, o Google parece ter perdido grande parte do entusiasmo que tinha - talvez em parte devido a alguma contestação que surgiu relativamente às questões da privacidade. Desde então vários foram os locais a proibir a entrada e uso dos Google Glass, e agora surge este Cyborg Unplug.

O Cyborg Unplug é um pequeno mini-router que está continuamente atento a todos os dispositivos WiFi que estejam ao seu alcance, e que sempre que detecta um Google Glass, lhe envia comandos para que se desligue da rede WiFi. Obviamente que isso não evitará que quem tenha um Google Glass continua a poder tirar fotos e gravar vídeos, mas é uma forma um pouco mais discreta de dizer "não és bem-vindo aqui".

O efeito é o de impossibilitar a ligação a uma rede WiFi, e este aparelho destina-se aos casos em que se tratam de redes públicas, sem password ou com password acessível a todos. Se se tratar de uma rede privada com uma password secreta... nem sequer será necessário qualquer investimento (e para os utilizadores mais avançados, poderão também conseguir o mesmo efeito correndo um script no vosso router que terá o mesmo efeito).

Talvez mais interessante será o facto destes "Un plug" não se limitar a perseguir os Google Glass mas sim toda umas vasta gama de equipamentos que poderão ser considerados indesejáveis, como câmaras "espião" e outros dispositivos dissimulados de vigilância. E para além de forçar que se desliguem da rede, o Unplug também avisa o dono de que foi detectado um destes dispositivos nas imediações. Portanto, se tiverem um local que desejem manter "a salvo" deste tipo de equipamentos... já têm aqui uma forma bastante simples de o fazer.

O Unplug está disponível em dois modelos (de $50 e $100) e é um projecto open-source, pelo que também o poderão usar e aplicar num router compatível sem pagar por isso, assim que for disponibilizado.

1 comentário:

  1. Acho que é mais um a tentar arranjar publicidade à conta de todo o hype negativo do glass . Lembras-te de toda a celeuma que veio com os primeiros teleméveis com câmara? em que graças a isso há modelos em que não dá para tirar o som horrível da câmara? proibição de entrar com telemóvel nos balneários... em resumo: tudo o que se está a passar com o glass é um deja vu de tudo o que se passou há 12 ou 13 anos

    ResponderEliminar