2014/09/02

Google apresentará Android One a 15 de Setembro na Índia?


Parece que finalmente estamos prestes a entrar num novo capítulo do Android, com a chegada do Android One. O Google marcou um evento para 15 de Setembro na Índia onde se deverá ficar a conhecer os primeiros Androids low-cost "oficiais".

Há centenas de milhões de Androids espalhados pelo mundo, mas grande parte deles não são os "Android" que o Google gostaria que fossem. Temos muitos equipamentos que são de fabricantes "desconhecidos" e que instalam Androids não certificados cujo acesso aos serviços do Google tem que ser feito por via não oficial; e temos também diversos fabricantes que optam por alterar o Android, com resultados que nem sempre são os melhores. Com o Android One, o Google espera tornar desnecessários o primeiro tipo de produtos.

O intuito do Android One é permitir aos fabricantes que utilizem um sistema de referência para a criação de equipamentos Android de baixo custo, mas que garantirá uma experiência de utilização tal como seria desejada. Isto inclui um interface comum (embora os fabricantes possam adicionar as suas próprias apps e extras) e, mais importante, o acesso oficial aos serviços do Google e à Play Store, assim como actualizações automáticas vindas directamente do Google. Algo que na maioria dos actuais Androids low-cost é coisa "para esquecer".

Embora o mercado continue interessado nos topos de gama e ver o que de novo poderá sair; a verdade é que a grande maioria das pessoas - especialmente em mercados onde valores de 100 ou 200 euros já poderão ser considerados bastante elevados - tem que optar pela opção racional, leia-se: aquilo que o seu orçamento permite comprar. Ao disponibilizar Androids que oferecem essa garantia de confiança e de serem oficialmente reconhecidos pelo Google, podemos estar prestes a entrar numa nova era onde o Google poderá consolidar a plataforma Android - e ao mesmo tempo aproximar milhões de novos utilizadores do "seu" Android e não do Android alterado pelos seus parceiros.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)