Constantemente somos bombardeados com benchmarks de como os novos CPUs são muito mais rápidos que os anteriores; mas na maior parte dos casos, isso em pouco se reflecte na real experiência de utilização de um smartphone. O seguinte vídeo mostra-no que tal o novo iPhone 6 se porta face a um "velhinho" Nexus 5 naquilo que a maioria das pessoas passará grande parte do tempo a fazer: a abrir as apps mais populares.
Mesmo contando com um CPU de 64 bits "acabadinho" de fazer, o novo iPhone 6 não consegue evitar que o Nexus 5 consiga arrancar e apresentar as apps mais rapidamente (embora exista uma ou duas onde consegue ganhar) - e mesmo tendo em conta que se tratam de sistemas diferentes, e que as apps poderão estão a dar prioridades diferentes ao que fazem; o que aqui importa comparar é o resultado final que um utilizador irá sentir diariamente.
Ora, sendo eu um grande crítico de todo o tipo de lentidões (lembram-se das minhas reclamações contra os PCs, que obviamente também se podem transpor para os smartphones?) parece-me que este é mais um caso que demonstra que de pouco servirá ter sistema quad/octa-core, e sei lá que mais, se depois continuarmos a ter que esperar segundos para que as coisas mais corriqueiras apareçam no ecrã - e já nem falo na aberração que é ter que lidar com barras de "loading..." nos dias de hoje.
Caros developers, se têm máquinas com 1 ou mais gigabytes de RAM e com processadores multi-core a gigahertzs, desenrasquem-se! Arranjem forma de dar uso ao sistema de modo a que não seja o utilizador a ter que esperar pelos vossos programas. :P
Um exemplo prático da diferença da filosofia da apple e da google no que toca ao android.
ResponderEliminarIphone 4S com iOS 8 fica mais lento
Nexus 5 com "Android L" fica mais rápido
Penso que isto exemplifica bem a postura que apple tem tido ao longo dos anos.
Obsolescência programada. Mas também existe no lado dos Androids.
EliminarMas não dos lados dos Nexus ;)
EliminarSabes lá o que estás a dizer!
EliminarGrande comparação..
Só para informação. IPhone 5c ficou mais rápido com o iOS8.
EliminarModelos comparáveis!
Em teoria o iphone devia ser muito mais rápido devido a ter um sistema muito mais leve que o android. Se o nexus é equivalente na velocidade basicamente o iphone 6 não tem nada melhor que o nexus 5. Minhs opinião pelo menos
ResponderEliminarNão sejam mausinhos, afinal de contas sempre que o iPhone abre uma App mostra uma imagem toda catita, e depois sim é que trata de passar à App propriamente dita.
ResponderEliminarNão é lentidão, é correr as apps com outro estilo.
http://www.idev101.com/code/User_Interface/launchImages.html
EliminarIsto deve ter menos a ver com o HW do que fazem crer. A maior parte das optimizações devem estar do lado do SW. Assim, é fácil de conceber porque é que as apps arrancam mais depressa num sistema mais antigo (mais testado) do que num acabado de chegar. Acho que todos sabemos o quanto somos bombardeados com actualizações de apps...
ResponderEliminarSou desenvolvedor de apps, o que este vídeo mostra é impossível. O android tem os programas abertos previamente.
ResponderEliminarEu não desenvolvo apps, mas tenho um Nexus 5 e um iPhone 5S lado a lado, e confirmo os resultados que são apresentados no vídeo (sem apps em memória, e depois de um reboot - só por segurança).
EliminarDaqui por uns dias chegam-me os iPhones 6 e já te poderei dizer se a coisa se mantém ou se o iPhone 6 consegue fazer a diferença.
muitas aplicações são desenvolvidas para terem animações quando são abertas. é o caso de algumas que são abertas no vídeo, claro que atrasa o carregar da app mas é muitas vezes propositado.
EliminarSe o nexus é assim tão rapido fico surpreendido! Pq a base do sistema é bem mais pesada que o iOS. Eu uso os dois sistemas e no meu ponto de vista, Sao comparações ridiculas.
Pelo contrário, são comparações que mostram a experiência de utilização que um utilizador irá ter no seu dia a dia.
EliminarO Android muito tem "polido" pormenores e detalhes para ser mais rápido. No caso do Nexus 5 ainda nem sequer está a usar o ART que irá acelerar ainda mais consideravelmente o desempenho, sendo que o Android L ainda traz muitas outras vantagens e melhorias. No caso do iOS infelizmente tem-se seguido o oposto, e bastará olhar para os testes que foram feitos em equipamentos como o 4S, e que tornaram o equipamento bem mais lento.
Quanto às "animações", a segunda parte do vídeo mostra precisamente o mesmo comportamento com as animações desactivadas.
E se uma app propositadamente atrasa o seu funcionamento por alguma suposta animação... então é o exemplo de como não se devem fazer apps, pois a funcionalidade deverá estar primeiro e os "melhoramentos visuais" devem funcionar apenas como extras que não se intrometam nesse princípio - algo que estou bastante curioso para ver como será feito no Android L com o material design, e que "carrega" nas animações; e que tradicionalmente costumava ser bem feito no iOS (onde as animações eram/são usadas para disfarçar tempos de processamento que seriam interpretados como "atrasos").
Para não dizerem que só mostramos um lado da questão: temos aqui outro vídeo que mostra o iPhone 6 a dar coça ao Galaxy S5 e HTC One.
ResponderEliminar(Pena não estar lá um Nexus 5 para também se ver o resultado...)
entre o galaxy 4 e o iPhone 6 em termos de actualisações futuras qual é a compra mais segura? pois sempre usei iPhone e sempre recebi actualisações, com a samsung também acontece isso??? o galaxy 4 poderá vir a receber o llollipop em vez do kitkat????
ResponderEliminarobrigado