2011/05/03

A Lentidão dos Computadores - Parte 2

Desculpem lá voltar à carga com este assunto, mas considerando que o meu último desabafo quanto a isto foi em 2007 no famoso post "tecnologia subvertida", parece-me que é tempo de voltar a pôr o dedo na ferida.

E desta vez a gota de água foram uns simples updates...

Poderei não ser o caso mais habitual, mas raramente desligo os computadores. Tenho computadores com diferentes sistemas operativos; entre Ubuntus e Windows; e se nalguns casos ficam ligados 24/7, na maior parte dos casos dou uso ao sleep/hibernate para os manter sempre prontos a funcionar ao toque de uma tecla.

Quero com isto dizer que, fazer reboot para actualizações... só mesmo quando tem que ser. E sempre que possível adio isso ao máximo. (O que normalmente faz com que possam passar vários meses entre reboots, mesmo quando o sistema pede para o fazer para concluir as actualizações - excepção feita, obviamente a actualizações críticas de segurança.)

Infelizmente, agora com o Windows 7, ele tem a mania de fazer um reboot sozinho às tantas da madrugada quando há actualizações... O que acho uma palhaçada - se ele está em "sleep" - deveria continuar em sleep em vez de acordar para isto, e depois ficando ligado mais umas horas...

Mas mais absurdo ainda, é o facto de alguns programas pensarem que são tão importantes que merecem um reboot por si só quando são instalados ou actualizados! "Coisos" como o iTunes, por exemplo, mas não só.

Se ainda dou uma tolerância a que seja necessário um reboot quando há uma actualização do sistema; acho inadmissível que qualquer outro programa "normal" o faça. Quer dizer: estamos numa altura em que até os drivers das placas gráficas se podem instalar sem reiniciar o sistema; e quando crasham podem ser reiniciados automaticamente sem afectar mais nada - e ainda temos programas que querem que se reinicie? Vergonhoso! Ou pior ainda: o perfeito exemplo da má programação de quem os faz!

Já nem vou entrar na questão dos updates do sistema, pois até esses deveriam/poderiam ser feitos "em directo", sem reiniciar... Que por muitos problemas técnicos que pudessem haver, não são impeditivos para que tal não fosse possível. Um update que exigisse um reboot deveria ser uma coisa raríssima e quase inexistente hoje em dia...


Mas, estou a desviar-me do motivo principal que me fez escrever isto: que é... a lentidão! E aqui refiro-me mais concretamente ao Windows 7 - embora se possa aplicar à maioria dos sistemas operativos mais populares.
Expliquem-me lá como é que se pode querer com que seja considerado normal que umas poucas dezenas de Megabytes de actualizações fiquem a ser instaladas por mais de 4 ou 5 minutos?

Estamos a falar de hardware com discos capazes de gravar centenas de megabytes por segundo; com gigabytes de Ram para dar e vender; e processadores com 4/8 processadores a trabalhar a mais de 2Ghz!

Seja o que for que essas actualizações impliquem... não posso achar isto aceitável. Novamente me parece que os sistemas operativos andam a abusar, em vez de se preocuparem em fazer as coisas bem feitas.


Queria deixar um desafio a quem de direito tiver vontade/capacidade/ousadia para concretizar ou motivar a criação de um sistema operativo como deve ser. Um sistema operativo feito de raiz para o hardware que temos actualmente e que deixe para trás as limitações assumidas e implícitas do tempo em que os computadores trabalhavam a 4Mhz, tinham pouca memória, etc. etc.

Que justificação há para quem um sistema operativo não seja carregado em poucos segundos e resida inteiramente em memória RAM a tempo inteiro? Que justificação há para que se mantenham os princípios dos paging files que usam o um disco como memória virtual... mesmo quando o computador tenha 10 ou mais GB de RAM? É uma aberração!

Eu sei, estou a simplificar...

Mas chateia-me ter todo este poderio de hardware à disposição... e depois ser forçado a esperar longos minutos que alguns megabytes de actualizações fiquem a instalar...

Mais!
Irrita-me ver uma barra de progresso que em vez de avançar de 0 a 100%, fica parada nos 30% por um intervalo de tempo indefinido; e depois saltar para os 62%... parar novamente... e depois saltar para os 98%... e parar mais "meia-hora"!
Se é uma barra de progresso, que faça o seu trabalho: que avance, 1% de cada vez, de forma regular e intervalada que faça sentido para quem desespera a olhar para ela.

É tempo de chegar um iOS em condições! Não me refiro ao sistema da Apple usado nos iPhones e iPads, mas sim a um Instant OS. Um sistema operativo cuja premissa única e absoluta seja reagir a toda e qualquer interacção do utilizador da forma mais instantânea possível.

Quando um utilizador coloca o ponteiro do rato sobre o icon de um programa, nos décimos de segundo que o utilizador demora a pensar em clicar nele, já o "iOS" deveria ter feito o seu pré-carregamento para que o pudesse executar de forma instantânea.
E com "Gigas" de memória à disposição... não me venham com histórias de que o sistema operativo poderia ter que perder tempo a carregar coisas do disco...
Mas, acima de tudo, em qualquer operação que demorasse mais que 1 segundo; deveria ser dada a indicação do que estava a acontecer, com um mostrador que traduzisse de forma real e fiável o tempo que o utilizador iria estar na seca!

Pronto... e era isto. Desabafo terminado.
Agora posso continuar a reclamar comigo mesmo, desejando saber que raio o Windows 7 tanto gosta de fazer para ter acessos constantes ao disco fazendo com que o led do disco pisque constantemente qual marcador de ritmo numa pista de dança - isto, obviamente, estando o computador completamente "parado" sem fazer seja o que for.

É por estas e por outras que os sistemas operativos mobile, mais "levezinhos", não só estão a dominar o mercado dos smartphones e tablets... como futuramente se arriscam a dar o salto que falta para os "desktops", e mostrar o que realmente se pode fazer com todo o hardware que temos à disposição, e que mesmo após décadas de evolução, nos continua a fazer esperar, tão ou mais tempo do que aquele que esperávamos no tempo dos Intel 8086!

24 comentários:

  1. Não podia estar mais de acordo. É absurdo.
    Mas infelizmente há muitas coisas absurdas no mundo das tecnologias.
    Já agora, não tendo a ver com o teu texto, porque raio necessitamos de "boxes" para ver televisão? Passamos a ter 2 comandos, sendo que um deles só serve para acender e apagar a televisão.
    Andam entretidos a apresentar coisas novas atrás de coisas novas e esquecem-se de resolver os problemas que duram há anos.
    Pedro Caldeira

    ResponderEliminar
  2. Junto-me à Luta e acrescento mais uma coisa à lista : a quantidade absurda de Bloatware que vem com a maior parte (se não todos) dos portáteis.

    5 minutos de boot num portátil novo NÃO É ADMISSÍVEL.

    ResponderEliminar
  3. Tal como o Marabyte tb me junto à luta...

    @Pedro podes sempre configurar o comando da box para trab com a tv (falo da tvcabo por exemplo) :D

    ResponderEliminar
  4. Anónimo3/5/11 10:59

    Pontos de restauro do sistema..... sabem uma delicia quando algo corre mal....
    é um trade-off...

    ResponderEliminar
  5. Oh Carlos n podia deixar passar esta:
    "ubuntus" não é um Sistema Operativo.
    É uma distro (nome mais correcto será Ubuntu) e o OS é GNU/Linux :P
    Seria "quase" como dizeres os Noventa e Oitos :)

    @Marabyte 5 min? LOL
    Eu reclamo qd o meu demora mais de 30 seg :D
    http://bootcharts.f.bugabundo.net/

    ResponderEliminar
  6. já há pessoal a portar o Android para o X86 e com doações da AMD

    http://www.android-x86.org/

    ResponderEliminar
  7. É por essas e por outras que continuo com o XP, só irei migrar para o 7 quando for absolutamente necessário - quando tiver de usar um OS de 64 bits - até lá Win Xp FTW.

    ResponderEliminar
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  10. Totalmente de acordo. Fartei-me do abuso que o Windows 7 faz do disco do meu portátil. Às tantas via o sistema a fazer um quase freeze porque o raio do OS estava a moer a cabeça ao disco. Abrir uma tab ou abrir o explorer demorava uma eternidade! 

    E seria por ter um programa pesadíssimo aberto? Por ter algum programa aberto para além de do Chrome? Não, simplesmente acontecia. Porque sim. 

    Instalei o Ubuntu 11.04 no portátil. Estão a ver a diferença entre sumol e vinho tinto do Douro? Pois é! Nem vale a pena acrescentar mais nada...

    Só uma nota Carlos. Para quem não precisar de software compatível com Windows e OSX, já temos uma excelente opção: Chrome OS.

    Boot entre 5 e 10s, wake up instântaneo, actualizações feitas em meras dezenas de segundos. Notícias em breve no Google I/O. Para quem quiser experimentar o Chromium OS, poderá utilizar as daily vanilla builds do Hexxeh. 

    Para terminar, a Microsoft poderá lançar o Windows 8, 9 e 10 mas tem que mudar a qualidade do software. Não há razão para continuar a ter os mesmos problemas há vários anos.

    ResponderEliminar
  11. Antes que isto descambe num "o meu OS é melhor que o teu", relembro que isto é um post geral que se aplica a "todos" os OS actuais.
    Uns mais que outros, é certo, mas todos eles têm ainda muito que evoluir neste aspectos de "instantaneidade"...

    ResponderEliminar
  12. José Brito disse...
    Carlos: buy a Mac.

    O mac deve ter tudo o que o Carlos queria que tivesse.

    Afirmação desnecessária, tenho um pc que custou-me 400 euros (e chega-me perfeitamente para trabalhar) e com o resto da diferença em relação ao mac vou de ferias.

    Só espero que o Chrome Os afirme-se para abrir os olhos a microsoft e a todos os outros.

    ResponderEliminar
  13. Carlos:

    Estás certo. Mas meter Windows no mesmo saco que tudo o resto é "abusar".. :)
    É certo que os "outros" tb tem os seus problemas, mas em relação às queixas especificas que tens não caias no erro de comparar Windows [Xp|Vista|7] com [Ubuntu|OSX]. MESMO. São campeonatos, nesse aspecto, completamente diferentes.. Por exemplo, um ubuntu só pede (note-se, pede, e discretamente, sem exigir, um reboot quando fazes upgrade ao kernel.. Mesmo o OSX, que não sou particular fan, não tem nada a ver com o windows.
    Tudo istos e aplica aos Boot times, ao uso do disco, ao peso da instalação das actualizações, etc.

    ResponderEliminar
  14. @Miguel

    Sim, mas estou a falar de maneira "generalista". E atenção que nem sequer estou a dizer que o Windows seja inutilizável - é um desabafo, e não deve ser posto fora do contexto.

    No OSX, instala lá um iTunes e vê se não te pede um reboot...

    Nos Linux, ok, é menos frequente, mas mesmo assim continua a pedir-te/recomendar-te uma partição de swap file, etc. Restícios de coisas que hoje em dia já nem fazem sentido em muitos casos.

    É uma crítica "geral" à forma como as coisas permanecem agarradas ao passado... e fazendo com que, em vez de se tirar partido do que há de novo, as velocidades "aparentes" continuam a ser as mesmas que eram há décadas atrás, em computadores infinitamente menos potentes...

    ResponderEliminar
  15. Carlos, conforme já discutimos na ML do PG o swap tem sempre a sua finalidade - "hibernar" ou "dormir". Como o pretenderias fazer em RAM?

    Para além disso, como já o Fernando te alertou, Ubuntu é uma distro "Linux". E aí a diferença é enorme já que tens OS instantâneos com o mesmo "Linux", como por exemplo o Puppy/DSL e o já frisado Chrome OS. Já para não falar de Splashtop, Expressgate e afins... :-)

    De qualquer forma, é sempre possível colocar uma distro Linux em warp speed:
    http://forums.gentoo.org/viewtopic-t-296892-highlight-ramdisk+copy.html
    Dá um pouco de trabalho mas com jeito dá para todas as distros. Já tive o Ubuntu 8.04 desta forma.

    Como certamente sabes andam por aí uns gajos a vender um script (sim, não passa de um elaborado script) que evita o reboot mesmo quando actualizas o kernel. Ideal para quem lida com servidores.

    Quanto ao 7 toda a gente sabia/desconfiava que a "rapidez" publicitada não passava de um mero truque que com o decorrer do tempo é como o azeite - vem sempre à tona. :-)

    @braço.

    ResponderEliminar
  16. Damm
    Esqueci-me de colocar OS entre as aspas ou seja - "OS". :-(

    ResponderEliminar
  17. @jocaferro
    Sim, mas isso do hibernate são tudo ideias algo "arcaicas" e que há muito deveriam ter sido completamente reformuladas.
    Por exemplo, o hibernate deveria usar um storage em flash que viesse integrado nas boards.

    E sim, é certo que há muitas formas de se optimizar as coisas: isso dos ram disks já utilizo desde sempre, mesmo já nos tempos do MS-DOS. E tenho também o Windows 7 optimizado para isso, tal como já o tinha no tempo do XP.

    Mas como disse, as minhas críticas, embora aqui orientadas para o Windows, penso que são válidas para todos os "OS"s.
    (Claro, com as devidas cautelas, de estar a falar de forma generalista e arquitectural - e não especificamente deste ou daquele sistema).

    Qualquer computador actual deveria estar pronto a funcionar menos de 1seg após se carregar no botão de ligar; deveria fazer shutdown de forma instântanea; não deveria nunca pedir um reboot; e até o processo de upgrade deveria ser mais transparente e não-intrusivo para não se cair naquela rotina de, e hoje, quantos updates me vão cair?
    Felizmente uso um Ubuntu já ultrapassado, mas lembro-me que quando estava dentro do prazo de validade, também ficar farto de ver tantos updates a sair com tanta frequência.
    Ok, serão necessários... mas então que se actualizassem sozinhos sem me chatearem...

    Sim, provavelmente haverá forma de configurar aquilo para que assim fosse. Mas aquilo que critico é essas coisas não serem assim por "default".

    Ou seja, temos sistemas complicados, que se podem simplificar para quem for um utilizador avançado e souber mexer nas coisas - que é exactamente o oposto do que se pretenderia: ter coisas simples, que poderiam ser tornadas complexas pelos utilizadores que o desejassem.

    ResponderEliminar
  18. Carlos:
    $ sudo gedit /etc/apt/apt.conf.d/50unattended-upgrades
    descomenta:
    // "${distro_id} ${distro_codename}-updates";

    e pronto, updates sao feitos sem te chatear :D
    #WIN

    ResponderEliminar
  19. fernando4/5/11 03:02

    compra um mac e estas safo 100% garantido

    ResponderEliminar
  20. Olá, também sofro do mesmo, uso XP e já usei Ubuntu. O XP parece parece um Bugatti em Tóquio, fazer restauro parece bem o mal é quando temos um problema e executamos o restauro do sistema e o qual responde que não foram encontradas alterações e o restauro não é feito:S Falam em Mac! Por favor, já chega de politiquice aberrante! Google... esse será baseado na web imaginasse que seja limitado. Não sou licenciado no assunto mas estou de acordo com o Carlos, já deu para ver que é mesmo preciso recomeçar do zero ou quase porque também acho que o Linux ainda tem muito para dar. A culpa não deve ser apenas de um ou dois porque são muitos os multi-bilionários por isso acho que a Microsoft podia fazer muito mais com o empenho da HP Asus Intel IBM Samsung Acer entre muito muito mais incluindo governos dos países onde estas têm as sedes e também contratos duvidosos. Boa noite.

    ResponderEliminar
  21. Anónimo4/5/11 13:03

    Um mac? Trabalho todos os dias com um iMac e sabem quanto tempo demora a arrancar?!?!?!?!? Uns míseros 3 a 4 minutos. State of the art dizem os fãs.... Tretas..

    ResponderEliminar
  22. Em 9 anos nunca formatei o meu PC com o sistema XP, algo de que muita boa gente se queixa. No outro PC com o 7, já fiz vários restauros mas não pela via "normal". Fi-los usando o "velho" modo do XP: pressionar a tecla F8 no arranque! Nunca me falhou. Pela via normal não faz o restauro. Quanto ao dois OS, prefiro o XP pois é muito mais rápido em edição de video e foto. E coloco as fotos pela ordem que quero. Algo que no 7 só consigo recorrendo a truques. Por último, nunca fechem um PC sem lhe fazerem uma limpeza com uns bons programas. É que fechar com certos vírus eles fecham. O problema ´que essses mesmos vírus depois não os deixam iniciar. Cumps.

    ResponderEliminar