2014/09/05

Oculus Rift poderão chegar ao mercado por $200


Hoje em dia o tema quente do momento podem ser os smartwatches e os wearables, mas preparem-se pois não faltará muito para que tudo isso seja suplantado por algo que há décadas que tem vindo a tentar revolucionar o mundo - mas onde, desta vez, parece estar mesmo tudo pronto para que dê certo: a realidade virtual.

A realidade virtual tem sido o sonho de muitos, há muito tempo. A ideia de podermos entrar num mundo virtual completamente imersivo tem implicações que afectarão a sociedade a todos os níveis; não só a nível do entretenimento, como também da educação (que tal poderem assistir a aulas virtuais, como se lá estivessem presencialmente?), e na própria indústria (que tal controlarem remotamente máquinas perigosas, como se lá estivessem, mesmo que na realidade estejam em vossa casa?)

Embora muitos possam achar que isso são coisas que podem ser feitas olhando para um monitor, a verdade é que assim que se colocam uns óculos de realidade virtual... tudo muda de figura. De repente, já não é um "monitor" que temos à frente dos olhos, é todo um novo mundo, onde olhar para baixo e ver um abismo irá causar vertigens, e olhar em redor nos permite ver tudo o que está à nossa volta.

Há muito que isso tem sido tentado... mas a tecnologia não existia para o fazer convenientemente: ecrãs de baixa resolução; sensores de movimento com pouca precisão, etc. etc. Para que a realidade virtual funcione e crie uma experiência realista é preciso superar todos esses problemas, e isso é algo que a Oculus VR tem vindo a fazer com os Rift, ao ponto de ter conseguido atrair as atenções do Facebook, que os comprou.

E agora, à medida que os meses vão passando e se vai aguardando pela versão comercial, temos pela primeira a menção de qual poderá ser o seu preço, e que se deverá situar entre os $200 e os $400. Isto, apesar da versão final ir ter um ecrã de muita maior resolução. Os Rift originais tinham resolução 720p, os DK2 já subiram para os 1080p, e será previsível que os próximo tenham no mínimo um ecrã de 2560x1440 ou superior, e a 90Hz.

Agora só resta mesmo saber... quando é que chegará ao mercado? (Sendo que se espera que isso aconteça antes do final de 2015!)

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)