2014/09/14

Os milhões de notas "impossíveis" do Black MIDI

O MIDI é um protocolo que permite aos instrumentos musicais (e não só) comunicarem entre si, e que permite também criar músicas que seriam impossíveis de tocar por mãos humanas, por mais virtuoso que fosse o músico. Com o chamado Black MIDI, músicas com milhões de notas são comuns... e há sempre que se esforce por adicionar ainda mais complexidade às mesmas.

Quem pegar numa música MIDI convencional e a converter para notação musical, ficará com uma pauta que um qualquer músico poderá ler e interpretar. Mas se o tentarem fazer com uma destas músicas "Black MIDI" o resultado será uma pauta completamente pintada de negro tal a densidade e quantidade de notas (como podem ver na imagem inicial).

O resultado são músicas que podemos equiparar às velhinhas músicas "chiptune" onde muitas vezes a emulação de múltiplos sons era feito à custa da modulação a alta frequência de um único canal... mas aqui multiplicada por várias ordens de grandeza.

O que importará ressalvar é que, caso se estejam a aventurar na aprendizagem de música e procurem músicas MIDI para vos servir de guia... mantenham-se bem afastados de tudo o que estiver relacionado com black MIDI... senão desistirão antes de começar! :)

1 comentário: