2014/09/19

Panasonic diz que vídeo 4K já é suficiente para substituir a fotografia


Apanhar o momento certo numa fotografia nem sempre é uma coisa simples. Muitas das fotos espectaculares que vemos são o resultado de dezenas ou centenas de tentativas; e quando se trata de um evento irrepetível, um deslize no disparador pode fazer perder o momento para sempre. Algo que poderá ser ultrapassado com o 4K Photo da Panasonic e outras empresas.

O vídeo Ultra HD 4K pode ser ainda encarado como uma curiosidade, mas mesmo para quem não tiver um ecrã 4K poderá confirmar que o aspecto mais incrível é podermos fazer zoom no vídeo e ver a sua incrível qualidade - algo que mesmo num vídeo Full HD rapidamente revela os "blocos de pixeis".

E é precisamente por isso que a Panasonic diz que chegou o momento da fotografia ceder o seu lugar ao vídeo. Com o 4K Photo, temos câmaras a gravar continuamente imagens 4K como se fosse vídeo, permitindo aos fotógrafos capturar toda uma cena completa e depois escolher quais as melhores fotos, Afinal, cada frame de um vídeo 4K é equivalente a uma foto de 8MP, uma resolução já bastante aceitável para inúmeras situações - particularmente aquelas em que apanhar o exacto momento de algo que não pode ser controlado em estúdio é essencial.

Mesmo assim, não me parece que este 4K Photo vá pôr em risco a fotografia digital "a sério", que continuará a privilegiar os seus sensores full-frame e de médio formato, para tirar imagens únicas com qualidade bem superior aos 8MP propostos por este sistema.

1 comentário:

  1. Mas a Panasonic neste momento já lançou tudo o que tinha para lançar como novidades 4k e já estao a trabalhar nos 8k com 32MP pelo menos falaram nisto na apresentacao da pohitokina quando anunciaram a LX100 a GM5 e a CM1

    ResponderEliminar