2014/09/19

Programas de sincronização de pastas e ficheiros para Windows


Manter cópias de segurança dos nossos dados mais importantes é algo absolutamente essencial, e não faltam milhares de ferramentas de backup que nos auxiliam nessa tarefa. Mas há pessoas que preferem ter um controlo mais directo sobre o que copiam, e é precisamente para elas que hoje trago algumas ferramentas de sincronização de pastas e ficheiros.

Fazer uma cópia de segurança de algo como as nossas fotos é uma coisa tão simples quanto simplesmente copiar a nossa pasta de fotos para um disco externo. O problema é quando, na semana seguinte lá tivermos mais umas dezenas ou centenas de fotos, e o quisermos voltar a fazer. Uma cópia normal irá despoletar avisos de que as pastas e ficheiros já existem, deixando como opções voltar a copiar tudo de novo (algo nada agradável caso se tratem de vários gigabytes dos quais apenas alguns megabytes são realmente de fotos novas); ou ignorar os ficheiros repetidos e copiar apenas os novos - mas arriscando perder alguma foto que tenhamos editado ou alterado entretanto.

Felizmente, há solução!

Há vários programas que nos permitem manter os conteúdos sincronizados entre diferentes discos (e até computadores), e que nos livram dessa gestão manual. São programas suficientemente inteligentes para saber que ficheiros são novos, quais são repetidos mas foram alterados, e até saber que num ficheiro de 1GB modificado, apenas 1 ou 2MB são realmente diferentes, poupando imenso tempo quando se trata de fazer um envio através da rede para outro local.

Os utilizadores de sistemas Linux conhecerão bem o rsync para fazer este tipo de operações (e que também existe para Windows), mas hoje trago-vos dois programas de sincronização que poderão ser de utilização mais fácil: o SyncBackFree e o FreeFileSync (*ver a actualização mais abaixo!).

Atenção que este último, mesmo sendo open-source, usa um instalador que vos tenta impingir "adware" indesejado - pelo que deverão estar bem atentos para desmarcar tudo o que não interessar!

Actualização: parece que o abuso foi tanto que o Chrome já o bloqueia e considera como malware. Se ainda assim estiverem interessado em usá-lo, poderão descompactar o instalador para uma pasta, eliminar o ficheiro "OCSetupHlp.dll"da pasta "Plugins", e executar o programa directamente sem usar o instalador - sem este dll todos os outros ficheiros passam no teste do VirusTotal sem qualquer incidente. (Se estão interessados em ferramentas de sincronização deduzo que estarão "à vontade" para fazer este tipo de coisa - senão, fiquem-se pelo SyncBackFree. :)


Depois, a utilização é simples... escolhem a pasta de origem e a pasta de destino, e deixam que o programa se encarregue de fazer a sincronização, copiando os ficheiros em falta ou que foram actualizados, e não copiando "estupidamente" os que já tinham sido copiados.

9 comentários:

  1. Eu costumo usar outro, Create Synchronicity.
    Permite fazer backup integral de uma dir de origem para outra de destino, e após a primeira sincronização apenas actualiza os ficheiros alterados ou novos, ou também se pode actualizar em ambas as dirs caso as alterações sejam feitas em ambas.

    ResponderEliminar
  2. Acho que o artigo peca por não dar o "passo" seguinte, que é resolver a questão multi-plataforma: Android, Mac Windows... Aí temos o Sync da BitTorrent, o OwnCloud ou o "aberto" Syncthing.

    Assim, o artigo parece uma simples publicidade a um programa que pela razão que falei antes não deixa de ser "banal" e um deles, como a actualizado mostra, não é de todo aconselhável!

    Olha aqui uma boa referência: http://www.howtogeek.com/166424/how-to-sync-files-between-computers-without-storing-them-in-the-cloud/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bem, o título é esclarecedor: "Programas de sincronização de pastas e ficheiros para Windows". (Embora o referido FreeFileSync esteja disponível para Windows, Mac e Linux)

      Quanto a dispositivos mobile, embora seja igualmente interessante, já saía do âmbito do artigo, assim como a utilização de "clouds" e outras coisas.

      Quanto a ser publicidade... é apenas "publicidade" no sentido de ser um programa que poderá ser útil a quem ainda ande a fazer "sincronizações manuais". Indiquei uma alternativa sem chatices - e também um método de como poder instalar e usar o FFS sem riscos.

      E o Paulo Pires já referiu outro programa para fazer o mesmo tipo de coisa.. há escolha variada. :)

      Eliminar
  3. Uma pergunta, Carlos: a sincronização é feita em tempo real ou só quando o programa é iniciado?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Basicamente so quando corres o programa. (Podes agendar para correr de forma automática de x em x tempo - e existe também uma forma um pouco mais complicada de o fazer em "quase tempo real"... mas a ideia é mesmo correr só quando se deseja sincronizar.)

      Eliminar
    2. Eu uso um que me faz isso sempre em tempo real. Por exemplo, redijo um texto, salvo-o numa determinada pasta e já sei que passados 5 segundos já o posso ler no tablet porque sincronizou de imediato com a pasta do Dropbox. Deixei quase de imprimir coisas.
      Não me lembro é do nome do programita... :-(

      Eliminar
    3. Já me lembro, é este: DSynchronize
      http://www.snapfiles.com/get/dsynchronize.html

      É simplório mas funciona bem.

      Eliminar
  4. Eu continuo a usar o velhinho SyncToy

    ResponderEliminar
  5. Em Windows cheguei a usar o ViceVersa

    ResponderEliminar