2014/09/19

U2 trabalham em novo formato de música digital para "salvar os artistas"


Bono parece estar descontente com os rendimentos dos artistas, e parece estar a trabalhar com a Apple na criação de um novo formato de música digital que irá "atrair os fãs" e aumentar os rendimentos dos músicos.

Embora me pareça bem que "inventem" coisas novas, não sei bem até que ponto é que eles serão as pessoas ideais para criar um novo formato digital para a música, considerando que a principal reacção à oferta gratuita do seu último álbum no iTunes foi a criação em tempo recorde de uma ferramenta que permitia eliminar o álbum para todos os que não o queriam.

Quanto a mim, parece-me que o iTunes já é sistema suficientemente eficiente para que os fãs comprem música e os artistas (ou seus seus "representantes defensores") recebam directamente os lucros (menos a comissão da Apple) - mas não me surpreenderia que também eles estivessem a trabalhar num sistema que permitisse o pagamento de cada vez que se quisesse ouvir a música, como por cá também alguns advocam!

... Bem, bastará enviar-lhes uma mensagem a dizer que se vierem para Portugal e se inscreverem na SPA poderão receber comissão automática sobre todos os megabytes vendidos em todo e qualquer tipo de dispositivo... e melhor que isso não poderá haver.

Quem poderia não gostar muito seriam os actuais autores nacionais que ainda vão recebendo alguns trocos à custa da SPA, e que depois perderiam o protagonismo face a estas mega-vedetas mundiais e passariam a sentir na pele o que sentem aqueles autores que recebem 1 cêntimo da SPA.


P.S. Embora não haja grandes esperanças dos nossos políticos terem a decência de chumbar a taxa dos direitos de autor, a mesma esta agenda para ir a votação hoje na Assembleia da República.

2 comentários:

  1. Eu tenho uns discos que ja nao uso poos deixaram de caber a coleção completa de fotos e vídeos de família (e outros avariados), será que posso vender apenas a taxa dos direitos de autor referente a esses discos? Esta taxa nunca avaria?

    ResponderEliminar
  2. Esses e o gajito dos oculinhos ridiculos estão bem um para o outro.
    Venham para cá, juntem-se que o povinho, feito estupido, irá continuar a pagar o vosso estilo de vida com taxas e taxinhas...

    ResponderEliminar