2014/09/07

Philips Afterglow é o Ambilight do futuro


Há quem adore, há quem deteste, mas de uma forma ou doutra praticamente toda a gente conhece o sistema Ambilight da Philips, que ilumina a parede por trás dos televisores de modos a espalhar "cor ambiente" para além da área do ecrã. Mas a Philips já trabalha numa versão mais avançada deste sistema: o Afterglow.

Ainda pouco se sabe sobre este novo Philips Afterglow, que foi mostrado apenas como protótipo e ainda estará a vários anos de chegar ao mercado (se é que irá chegar), mas a ideia é: em vez de simplesmente espalhar as cores; este afterglow consegue projectar mesmo uma imagem mais "desfocada" daquilo que temos no ecrã.

É um conceito interessante, e que pelo que se pode imaginar, recorrerá a um pequeno projector de curta distância na traseira do ecrã para projectar a imagem. Logo à partida surge uma questão crítica: mas então se temos um projector... para que precisamos sequer do ecrã? Mas a verdade é que tal pode fazer sentido...

Usando um sistema assim, podemos ter um televisor de alta definição (imagino que este sistema seria aplicado nos modelos topo de gama, previsivelmente Ultra HD) e ao mesmo dar uso a um projecto de resolução bem mais modesta (VGA, por exemplo) apenas para criar o tal ambiente mais envolvente.

Ainda assim... confesso que preferia ver a Microsoft a trazer para o mercado o seu IllumiRoom (e bem que seria um factor diferenciador para os seus concorrentes!)

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)