2014/09/06

Raspberry Pi ganha browser melhorado


O pequeno e económico Raspberry Pi é capaz de fazer milagres, mas há também muitas alturas em que o seu modesto hardware demonstra ter sérias dificuldades em lidar com certo tipo de tarefas. Por exemplo, se é possível ver vídeos Full HD sem dificuldade, abrir um browser para navegar na internet já é algo que obriga a boa dose de paciência. Mas há um browser que quer reduzir as lentidões no Raspberry Pi.

O browser que vem de origem no Raspbian é o Midori, mas em breve poderá passar a ser esta versão melhorada do Epiphany para o Raspberry Pi.

Esta versão foi afinada especificamente para o hardware do Raspberry Pi, e conta com coisas como aceleração por hardware de vídeo HTML5 (tanto em full screen como inserido nas páginas), scrolling mais rápido com "tiled rendering", arranque mais rápido, interface mais rápido a reagir mesmo durante o carregamento de uma página, melhor suporte para o YouTube (onde podem surgir dezenas de vídeos na mesma página), etc.

É de esperar que projectos como o Raspbian e o NOOBS passem a usar este Epiphany como browser em vez do actual Midori. Mas para quem não quiser esperar poderá começar a usá-lo hoje mesmo, bastando dirigir-se à linha do terminal no seu Rpi e escrever:

sudo apt-get update
sudo apt-get dist-upgrade
sudo apt-get install epiphany-browser

Sem comentários:

Publicar um comentário (problemas a comentar?)

[pub]