2014/09/20

Toda a verdade sobre os "Ancient Aliens"


Já vos tinha confessado gostar de ver o programa Ancient Aliens (e ler coisas sobre o assunto). Mas entre ver e "acreditar" e ver e "questionar" vai uma grande distância, e por isso mesmo hoje trago-vos algo que poderá ajudar muita gente a "pôr os pés no chão".

O Ancient Aliens é uma série pseudo-documental que explora a possibilidade das civilizações antigas terem tido acesso a tecnologias avançadas disponibilizadas por extra-terrestres que nos visitarem em tempos imemoriais - e daí abre-se todo um leque de possibilidades, incluindo a possibilidade de terem interferido com a evolução genética da raça humana, etc. etc. Como sempre fui fascinado pelos mistérios da antiguidade, foi coisa que sempre gostei de "imaginar".

Só que esse "imaginar" nunca me fez esquecer que há outras coisas a considerar. Neste programa, quando se é confrontado com um possível "mistério", em vez de considerar diferentes alternativas válidas, normalmente descartam-se logo duas ou três (para passar a ideia de que não servem), e depois salta-se imediatamente... para os aliens (que servem de resposta a tudo).

Não vou mentir: por vezes há situações onde as suas explicações parecem fazer sentido - noutras vezes, particularmente nas seasons mais recentes quando se nota que já estão a ficar sem "material" sobre o que falar, partem para a parvalheira total (como num dos episódios dedicado... aos super-heróis!)

[os "aviões" de Tolima - pequenas peças da antiguidade que representam seguramente aviões, certo?]

Mas a questão é que mesmo quando as suas explicações parecem ser difícil de contrariar... a verdade é que o são, quando se têm os dados que na série são deliberadamente omitidos. E felizmente há quem se preocupe em chamar a atenção para esses factos, contrapondo toda e cada explicação dada nesta série com outras de indiscutível validade... e que poderão ser um autêntico balde de água fria para quem pensasse que aquilo pudesse ter alguma hipótese de, eventualmente, ter algum pingo de verdade.

Apresento-vos o Ancient Aliens Debunked, um site que vos permitirá ficar a conhecer o outro lado da questão, e que de forma bastante simples desmonta todos os "mistérios" apresentados pelo Ancient Aliens - incluindo aqueles que à partida até pareceriam difíceis de explicar (e que tal como quando se descobre como um truque de ilusionismo é feito, até nos deixa desapontados por ser algo tão "básico".)


[oops, esqueceram-se de referir que há um peixe naquela região que tem precisamente este aspecto]

Como estamos no fim-de-semana, é o momento certo para se poderem divertir a ver as mais de 3h de explicações científicas que contrariam todas as teorias apresentadas no Ancient Aliens - sendo que no site poderão também saltar imediatamente para os casos mais populares, como as Pirâmides, Ilha da Páscoa, as representações de OVNIs em obras de arte antigas, as construções megalíticas, etc.

Não é por isto que deixarei de ver a série e divertir-me com o sonhar das tais possibilidades... mas importará relembrar que é o mesmo tipo de situação que se terá ao ver um filme de ficção científica e imaginar se tal pudesse ser mesmo possível. :)

10 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  2. Carlos tu vês o acient aliens!!!!! O canal história 80% é tudo mentira começando por esta série, aquilo não tem ponta que se pegue!!!!

    ResponderEliminar
  3. Ora aqui fica uns quantos artigos sobre esse grande canal:

    http://www.astropt.org/?s=canal+hist%C3%B3ria

    e outros sobre os ancient aliens

    http://www.astropt.org/?s=Ancient+Aliens

    ResponderEliminar
  4. A seguir vais dizer-me que o Dragons: Fantasy made Real não é mesmo um documentário! : (


    ;)

    ResponderEliminar
  5. Ninguém acredita, mas eles existem, existem!

    ResponderEliminar
  6. Adoro esse programa, adoro o facto de que qualquer coisa que eles não consigam explicar (digo eles porque muitas das coisas já têm explicação, mas pelos vistos eles não sabem) foram claramente aliens que cá vieram e deram tecnologia aos humanos para as fazer.

    Dá pra rir mais que filmes de comédia.

    ResponderEliminar