2014/09/05

Twitter força TwitPic a encerrar

Criar um serviço que tira partido da ascensão de outro e dele fica dependente pode ser uma forma fácil de apanhar boleia para o sucesso, mas é também uma lâmina de dois gumes, como agora o TwitPic descobriu, com o Twitter a implicitamente dizer-lhes que ou se portam bem, ou ficam sem acesso ao Twitter.

O Twitter atingiu a popularidade que hoje tem disponibilizando e incentivando que tudo e todos o usassem. Qualquer pessoa podia criar o seu próprio cliente, centenas de serviços foram desenvolvidos em seu redor - incluindo o TwitPic, que permitia guardar e anexar imagens a tweets.

Mas com o sucesso vieram as mudanças de política. O outrora aberto e acolhedor Twitter tornou-se bem mais monopolizador, fechando sucessivamente o acesso à sua plataforma, cortando o acesso a apps e limitando outras a um número máximo de utilizadores, e passando ele próprio a fornecer muitos dos serviços outrora disponibilizados por outros (como o alojamento de imagens). Para o TwitPic a gota de água chegou agora, quando ao tentar registar a marca "TwitPic" levou com uma nada subtil ameaça do Twitter: ou desistem de registar a marca TwitPic ou arriscam-se a perder o acesso ao Twitter.

Para grandes males, grandes remédios, e por isso a decisão foi simplesmente encerrar o serviço.

É uma decisão que demonstra o lado menos atractivo de estar dependente de um outro serviço dominante (nem de propósito, eis um site de comparação de preços da Amazon que também vai encerrar por esta lhes ter cortado o acesso); mas que também nos mostra a volatilidade da informação na internet. Serão centenas de milhões de tweets com imagens do Twitpic que deixarão de funcionar - o mesmo tipo de coisa que acontecerá caso vários serviços de encurtamento de links também decidam cessar as operações.

Da rede social que mais me atraía e a que mais uso dava, o Twitter começa a ter atitudes que me fazem ter cada vez menos vontade de o utilizar... Parece que por vezes todos eles se esquecem que nem os grandes impérios duram para sempre; e o início do fim por vezes deve-se a atitudes como esta.

1 comentário: