2014/09/21

Wolfram deixa-te criar micro-programas no Twitter


Quando o hiper-poderoso Wolfram Alpha lançou uma linguagem de programação, foi impossível não ficar de queixo caído com as suas capacidades, permitindo fazer com uma única frase coisas como "ver como um cão vê o Obama", ou calcular quantas notas de 10€ seriam necessárias para cobrir Portugal. E agora temos mais um caso que mostra a potência deste "motor de conhecimento", sendo possível fazer micro-programas usando o Twitter.

Este "tweet a program" permite que qualquer pessoa faça um pedido ao Wolfram enviando um programa num tweet para o @WolframTaP, recebendo como resposta o resultado.

Como em qualquer outra linguagem de programação, as possibilidades são infinitas, mas neste caso é simplesmente fantástico verificar-se tudo aquilo que se podem fazer em apenas 140 caracteres, e com uma linguagem que até acaba por ser relativamente acessível (nada daquelas "batotas" que muitas vezes se usam para criar programas em C ou JS ultra reduzidos... mas que são autêntico enigmas indecifráveis...)




Desenhar as bandeiras da Europa com tamanhos proporcionais à sua população, mostrar as letras com tamanho relativo à sua frequência em diversas línguas, mostrar posters de filmes, comparar a frequência de utilização de palavras em livros... são apenas algumas das muitas, muitas, coisas que se podem fazer.

... Parece-me fácil imaginar que daqui por mais alguns anos, o processamento de linguagem natural permita que possamos fazer tudo isto falando para os assistentes digitais nos nossos smartphones.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)