2014/09/29

Yahoo encerra o seu directório de páginas web


Poderá parecer impensável para quem cresceu com a internet e o Google sempre à disposição, mas noutros tempos encontrar um site na web implicava percorrer listas de sites organizados por categorias, algo que fazia do Yahoo um dos sites mais populares... e que agora vem por um ponto final nessa era, com o encerramento do seu directório de sites web.

Sim, o Yahoo vai encerrar o Yahoo Directory no final do ano, numa medida que apesar de ter um impacto nulo na vida da maioria dos milhares de milhões de pessoas que percorrem a internet, irá ter sempre um peso nostálgico naqueles que têm acompanhado a sua evolução ao longo das últimas décadas.

Certamente parecerá ridículo nos dias de hoje que, para se encontrar algo na web, se tivesse que ir percorrendo categorias e páginas de resultados, um pouco ao estilo das praticamente defuntas "páginas amarelas". Mas era o que havia, numa altura em que a web era algo bem diferente do que é hoje, e onde GIFs animados constituíam o que de mais "high-tech" se podia ter num site. Era também o tempo dos modems analógicos e onde alguém com uma linha RDIS de 64Kbits se podia gabar de ter una ligação ultra-rápida que deixava tudo o resto para trás... Importará talvez dizer que para carregar uma única imagem de 2MB, como as que hoje facilmente se encontram (mesmo que desnecessariamente) numa página, demoraria algo como... 4 minutos!

É mesmo para se ver como as coisas evoluem... e embora nunca tenha sido um utilizador do Yahoo (sempre fui um fã do Altavista, até depois passar para o inevitável Google), ficam as memórias! :)

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)