2014/09/29

Velodyne tem LIDAR mais compacto e barato


É impossível não ficar maravilhado com a tecnologia que permite que o Google (e outros) construam carros autónomos que podem circular nas estradas públicas sem intervenção humana. Para isso estes veículos recorrem a um enorme conjunto de sensores para "verem" o mundo à sua volta, e uma das peças essenciais é também bastante dispendiosa: o LIDAR.

Para além das câmaras convencionais e radares, o LIDAR (que na prática podemos considerar um "radar" que usa lasers em vez de ondas de rádio) é uma peça volumosa que vemos normalmente a rodar no topo destes veículos autónomos.


Graças ao LIDAR o veículo consegue ter uma visão tridimensional em tempo real do mundo em seu redor, a 360º e com elevada precisão. Infelizmente, para além de ser bastante volumoso, é também bastante dispendioso (aqueles que vemos nos automóveis do Google são "brinquedos" para custar cerca de 75 mil dólares!) Mas a Velodyne quer aproximar esta tecnologia do público, e criou o Puck - um LIDAR de tamanho bastante mais compacto e com um preço de apenas $7999.

Sim, é verdade que é ainda muito dinheiro... mas já começa a entrar dentro da gama de preços que algumas marcas cobram por alguns dos seus extras (lembram-se dos faróis laser do BMW i8?)

No entanto, não se tenha a ilusão de que este LIDAR compacto conseguirá fazer exactamente tudo o que os outros modelos fazem: é que este "puck" usa apenas 16 laser para fazer o scan enquanto que os modelos de topo como os que são usados pelo Google usam 64 lasers para obter uma muito maior resolução e precisão. Mas... temos que começar por algum lado.

Fiquem com um vídeo que mostra de que forma um LIDAR vê o mundo (numa aplicação automóvel.)

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)