2014/10/29

As melhores novidades do Android 5.0 Lollipop



Já tínhamos abordado as principais novidades do novo Android 5.0 Lollipop - que na próxima semana deverá começar a chegar aos Nexus - mas há tanta coisa que nunca é demais referir o que se passa a ter neste novo Android que representa uma das evoluções mais significativas da plataforma.



Comecemos pela segurança. A segurança digital é um aspecto que já não nos podemos dar ao luxo de ser "algo que só acontece aos outros", e há que tomar todas as precauções para que os azares não nos aconteçam. Com o Lollipop o Google aposta na segurança,

Sabendo que para muitos utilizadores a definição de um código PIN ou padrão é desculpa suficiente para não usarem as opções de bloqueio do seu smartphone, o Google dá novas formas que prometem simplificar isso. Agora será possível definir tags NFC e dispositivos bluetooth que dispensam a necessidade de código se estiverem na proximidade. Para quem usar um Android Wear (ou até um simples auricular bluetooth), será o suficiente para garantir que o seu Android estará sempre pronto a ser usado sem códigos adicionais - mas se se afastarem dele, um intruso (ou amigo que vos tentasse fazer uma "brincadeira" com o smartphone) não terão grande hipótese de sucesso.



A funcionalidade de desbloqueio por reconhecimento facial também foi completamente retrabalhada, e está agora mais rápida e eficiente que nunca. Aliás, o sistema está agora continuamente em funcionamento (para quem o desejar), e bloqueia o smartphone se detectar que não são vocês a utilizar o equipamento. (Fico curioso para saber o impacto que isso terá na autonomia... se se comprovar que está mesmo em funcionamento a tempo inteiro.)

O Android 5.0 também vem de origem com encriptação total de dados activada, complicando a vida a quem pensar que poderá aceder aos vossos dados directamente.



Há novas funcionalidades que irão estar disponíveis nos novos Nexus 6 e Nexus 9, como o reconhecimento de voz sempre activa (reagindo ao "Ok Google" mesmo quando estão em standby - coisa que no Nexus 5 só acontece se estiver ligado ao carregador); e o double tap para desbloquear (espero bem que o Google adicione isso ao Nexus 5, pois há ROMs alternativas que o fazem, e acho bastante prático). Também nos novos Nexus, e graças aos seus ecrãs OLED, o Lollipop tem o Ambient Display, que permite apresentar informação parcial no ecrã sem o "ligar" totalmente - um truque inspirado pelo Moto X, e que irá ser do agrado dos utilizadores.


E de agora em diante, mudar de um dispositivo Android para outro (quando se faz upgrade, por exemplo) passará a ser também muito mais simples. Com o "Tap and Go" bastará tocar com o novo dispositivo no antigo, e o Android encarregar-se-á de fazer a transferência... previsivelmente com as devidas precauções de segurança que evitam que qualquer pessoa vos possa "clonar" o smartphone - como só funcionar com o dispositivo desbloqueado! :)


Para além do guest mode que nos permite ceder o smartphone ou tablet a outra pessoa sem que "afecte" as nossas definições ou apps; o Android 5.0 conta também com as "Pinned Apps" e que virá mesmo a jeito de salvar a vida a quem empresa os seus smartphones aos mais pequenitos. Com as Pin Apps podemos marcar quais as apps que queremos "bloquear" na vista de multitasking, e será necessário um código para poder sair delas. É o ideal para se deixar alguém entretido com um jogo, sem recear que vos apague todas as fotos ou emails. :)



E por fim, o Priority Mode - algo que há muito deveria estar disponível de origem no Android. Este modo não só nos deixa colocar o dispositivo em modo de silêncio total para quando não queremos ser interrompidos; como também nos deixa seleccionar quais as apps "importantes" cujas notificações queremos que continuem a passar. E para além disso podemos também definir um período de tempo ao fim do qual se regressa ao modo normal - evitando esquecimentos que deixem o smartphone em silêncio bem para além do período pretendido.

16 comentários:

  1. " o double tap para desbloquear (espero bem que o Google adicione isso ao Nexus 5, pois há ROMs alternativas que o fazem, e acho bastante prático)"

    Isto é que era de valor :D :D
    com a nova app da camera (quero mais controlo e hyperlase :P ) isto e mais autonomia vou adorar ainda mais o meu nexus 5

    ResponderEliminar
  2. Tanta novidade que o meu WP já faz ;-)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O WP já faz isso tudo e nem assim sai da cepa torta! É um paradoxo!

      Eliminar
    2. Cada qual com os seus defeitos e virtudes caro AJM!!! Por mim pode ir continuando na cepa torta como tem vindo até aqui.

      Eliminar
  3. O meu g3 ja faz quase isso tudo sem o chupa chups mas venha la a actualizaçao

    ResponderEliminar
  4. Isto valoriza e dá uma nova vida ao Nexus 5. Resta saber quando é que vamos poder comprar o Nexus 6 em Portugal...

    ResponderEliminar
  5. Deixa-me cá aproveitar para espetar umas farpas.

    1) Segurança - peço desculpa mas tinha que ir ler ao detalhe, passo adiante
    2) Desbloqueio por reconhecimento facial - confesso que acho curtido, não conheço mas gostava de conhecer. Espero que funcione bem, cá por mim estou muito contente com o Touch ID
    3) Tags NFC e mais não sei o quê para bloquear o smartphone se se afastar - Quê? Qual é a utilidade disso?
    4) Double tap para desbloquear - confesso que não percebi. Com'é isso?
    5) Encriptação total - acho bem, a Apple já tem.
    6) Reconhecimento de voz sempre activo - não vai gastar muita bateria?
    7) Informação sem ligar totalmente o ecrã, à Moto X - boa ideia, depende do que seja ao certo.
    8) Tap and Go - não era mais simples fazer o backup e repô-lo noutro smartphone? É assim com o iOS, entre iPhones, mas suponho que entre Androids fosse complicado.
    9) Guest mode - suponho que para quem mima de tal maneira os putos que se eles pedirem o smartphone têm que lho dar. Nos tablets já será difícil resitir aos putos. Suponho também que o Guest mode não tenha assim muitas apps disponíveis, podendo ser só algumas apps do sistema, não?.
    10) Priority Mode - também passo ao lado, dava muito trabalho a perceber os on/offs.

    E pronto. Que o pessoal tenha muita saúde a usar o Lollipop. Mais um nome um bocado infantil, não?


    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estas vozes do ano de 2012....

      Eliminar
    2. Não sabes o que são metade das novidades, mas na Apple é melhor. LOL
      Tags NFC: Podes fazer tanto com isto! Colocas uma tag NFC onde colocas o tlm á noite e ele passa automaticamente para o modo de silencio, desliga dados, GPS etc... Configuras para o que queres. No carro a mesma coisa, colocas uma tag NFC no carro e qdo passas o tlm por lá, ele liga o GPS, liga bluetooth para emparelhar com o carro, etc etc. Apenas dois exemplos. O iPhone faz isso? Não.

      Double tap para desbloquear. Confesso que gosto mto do Touch ID, mas aqui a coisa é outra. Simplesmente dás 2 toques no ecrã e ele desbloqueia. Quem ja experimentou no G3 não quer outra coisa. o iPhone faz isso? Não.

      Informação sem ligar totalmente o ecrã, à Moto X. Em vez de teres uma notificação que só podes ver com o ecrã ligado, apenas uma zona do ecrã é ligada e passa a mostrar persistentemente um pequeno indicador, informação ou notificação. Quem tem LED de notificação nao ira necessitar mto, mas é uma boa funcionalidade. O iPhone tem isso? Nop, nem led de notificação sequer.

      "Priority Mode - também passo ao lado, dava muito trabalho a perceber os on/offs." LOL realmente é uma complicação! Porque nao compras um Nokia 3210? Bem mais simples...

      Eliminar
    3. People.. não lhe respondam. Só está aqui a provocar... não teve mimo que chegue, pronto.
      É tipo o gajo do Renault a dizer que o puxador da porta do seu carro é muito melhor que os da Ferrari.
      Fan boys will always be fan boys

      Eliminar
  6. Se não sabes do que estás a falar, podias era ter passado o teu comentário todo.

    ResponderEliminar
  7. Eu tirava o comentário do boneco da Apple!

    ResponderEliminar
  8. Sim ninguém bate a Apple em segurança e encriptação total. As famosas que viram fotos divulgadas se calhar não concordam com esse mito mas pronto...

    ResponderEliminar
  9. Só não compreendo porque não permitem remover dispositivos do google play...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Realmente também não entendo, o melhor que consegues é ocultar...

      Eliminar