2014/10/26

Drivebot - mais um "esquema" no Indiegogo?


Há cada vez mais pessoas que aderem aos wearables como forma de registarem a sua actividade física, e agora surge no Indiegogo um projecto que pretende oferecer-nos um "fitbit" para o nosso automóvel: o Drivebot.

O Drivebot  consiste num pequeno módulo OBD-II bluetooth que permite monitorizar todo o tipo de parâmetros do automóvel a partir de um smartphone. Não só temos acesso a informação como velocidade, rotação, temperaturas, como também a centenas de outros parâmetros e potenciais sinais de que algo necessita intervenção antes que isso se torne verdadeiramente crítico.

A ideia é, sem dúvida, interessante. A única questão é que este projecto faz-se passar por um excelente negócio com um preço de $75... quando na realidade qualquer pessoa poderá comprar um destes módulos OBD-II bluetooth hoje mesmo, por cerca de 7 euros (aliás, já por cá oferecemos um, ainda mais compacto, e que tem um preço inferior a 10 euros.)

Neste Drivebot são descritas como vantagens o facto do seu dongle conter memória integrada. Mas para mim, parece-me que isso não justifica que este projecto custe seis vezes mais do que módulos que já existem no mercado. (Mas também admito que possa ter uma visão demasiado céptica quanto a projectos como estes, depois de já ter apanhado um no Indiegogo que apenas se limitava a revender um produto chinoca já existente no mercado... a preço mais caro, entenda-se.)


Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)