2014/10/06

Messenger do Facebook vai deixar enviar dinheiro entre amigos


O sistema de pagamentos está prestes a entrar numa nova era, com a massificação e proliferação de sistemas como os cartões contact-less, Apple Pay, Google Wallet... e também o Facebook quer entrar nesse segmento, facilitando a transferência de dinheiro entre amigos usando o seu Messenger.

Temos tanta tecnologia em nosso redor, mas quando se trata de transferir dinheiro, todos os métodos existentes continuam a dar mais trabalho do que deviam... Ou é necessário saber o NIB de alguém para lhe podermos fazer uma transferência; ou é necessário que ele tenha conta no PayPal; ou isto, ou aquilo. Porque motivo enviar dinheiro não pode ser algo tão simples como enviar uma foto num programa de mensagens? E é precisamente isso que o Facebook quer fazer no seu Messenger.

Conhecendo-se a apetência das pessoas pelos programas de mensagens, não custa a imaginar que um sistema assim se tornasse mais popular que o já muito atractivo Square Cash que deixa enviar dinheiro de forma igualmente simplificada via email. E por outro lado... faz-nos olhar com outros olhos para a aquisição do WhatsApp pelo Facebook... e que rapidamente se poderia tornar numa gigantesca rede de transferência de dinheiro.

Depois bastaria às lojas terem as suas páginas no Facebook... e o sistema seria meio passo para também passarmos a ver nas montras (de lojas físicas e online) um tal de "aceitamos pagamentos via Facebook"!

2 comentários:

  1. ai vêm novos scams no chat xD

    ResponderEliminar
  2. a xapo já permite o envio de bitcoins pelo twitter, basta colocarem @para quem, hashtag #xapotip e a quantidade de bits (100satochis) :P

    ResponderEliminar