2014/10/07

Porque motivo não continuamos a usar texto verde sobre fundo preto?


Alguns de vocês conhecerão uma certa pessoa que no seu perfil tem a descrição de "programador desde o tempo dos monitores de fósforo verde"; e hoje, nem de propósito, venho precisamente falar-vos dos motivos que fazem com que hoje não se trabalhe com texto verde sobre fundo preto.

Há algumas décadas atrás, não havia muitas hipóteses quanto às escolhas para se criar um monitor de computador minimamente confortável para ser usado a uma distância relativamente curta dos nossos olhos. O que havia eram monitores monocromáticos, dos populares e icónicos de fósforo verde (que ainda hoje se associam aos hackers e a coisas "complicadas" na linha de comando), a outros de outras cores, como âmbar e até branco.

Mas depois lá começamos a ter monitores CRT a cores e placas gráficas também capazes de apresentar imagens coloridas... e a pergunta que se coloca é: havendo a capacidade para apresentar as cores que se desejavam, porque motivo se abandonou o tradicional texto verde sobre fundo preto?

Muitas pessoas dirão que acham mais confortável ler textos escuros sobre fundos claros, outros dirão que isso se aproxima mais do papel impresso; mas o verdadeiro motivo poderá ser mesmo de origem biológica...

Segundo um estudo da Universidade de British Columbia, as pessoas com astigmatismo (cerca de 50% da população) têm maior dificuldade de ler texto branco num fundo preto do que texto preto num fundo branco; sendo que com o fundo branco a íris contrai-se, minimizando a deformação óptica e criando imagens mais focadas na retina.

Isto não invalida que não possam continuar a preferir ler textos claros sobre fundos pretos; ou até texto preto sobre fundos cinzentos, para reduzir a luminosidade que bombardeia os vossos olhos. Mas é uma curiosa explicação biológica que poderá ajudar a perceber porque motivo terão preferência pelos textos escuros em fundos claros.

E dito isto... nunca ninguém nos tirará a nostalgia dos monitores de fósforo verde! :)

11 comentários:

  1. E texto amarelo sobre fundo azul? quem se recorda onde se usava? :) :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. isso era uma consola ssh... TeraTerm?

      Eliminar
    2. Nop, estava mesmo a falar do IDE da Borland. Turbo C e Turbo Pascal 7 :) :)
      Mas vá, se estamos numa de retro, nada como os teclados de goma dos ZXSpectrum.

      Eliminar
    3. Programei bastante assim no sistema operativo Amibios, uma versão do BASIC do Amstrad CPC6128 que já vinha com um monitor colorido nessa época.

      Eliminar
    4. ... E enquanto nos PCs se decidia entre usar modo CGA ou EGA, nos Amiga já se fazia produção de vídeo com milhares de cores, áudio digital multi-canal, etc. :)

      Eliminar
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  3. Âmbar, 8086, 20MB de disco, 640Kb de RAM, ...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Eliminar
  4. Durante uns bons anos andei a barafustar com a tendencia que estava a surgir de usarem fundos francos para os interfaces visuais, não sei se foi o windows que começou com isto (acho que no windows 3.1 era assim) para mim não fazia sentido nenhum até ver esta noticia que faz sentido.
    Mas do ponto de vista energetico o fundo preto pode ter vantagens, com fosforo que não acende (e tem menos desgaste) os ecran Plasma também consomem mais os pixels acesos (apesar de estes serem raramente usados ligados a computadores para produtividade), e agora os OLED que os pixels apagados não consomem praticamente energia. E no final por que carga de agua é que estamos a olhar para uma fonte de luz (seja lampada seja o sol) para usar um computador... Mas com os LCD's as coisas já não são bem iguais, pois os pixels "apagados" apenas são pixels que estão a obstruir a passagem de luz, pois a luz continua acesa por trás (que por vezes dá um efeito de os negros parecerem menos negros a puxar para o luminoso) e com os LCD's já faz mais sentido usar fundos brancos, e agora depois de ver esta noticia ainda mais sentido parece fazer.
    Mas este tema tem muito que se lhe diga.. por exemplo para ver cinema queremos é ter uma sala escura e ter um ecrã capaz de produzir os negros mais negros (como os Plasma e OLED) mas para um ecrã pequeno, ou para quem está mais afastado já existe um contraste muito grande com o campo de visão em volta que pode obfuscar um pouco quando se está a olhar para o ecrã e daí recomendarem ter alguma luz na sala...

    ResponderEliminar
  5. Em tudo que é terminal/consola mudo sempre as letras para verde e o fundo para preto :)

    ResponderEliminar
  6. Acho que não tenho astigmatismo, o texto branco no fundo preto é bem mais confortável pra mim. O tema do meu computador é extremamente escuro.

    ResponderEliminar