2014/10/06

Rapaz de 15 anos gasta 37 mil euros em compras in-app num jogo


O formato free-to-play tem dominado os jogos nas plataformas mobile, disponibilizando jogos gratuitos, mas que depois vão aliciando de forma mais ou menos "chata" os jogadores a que invistam dinheiro real para acelerarem a sua evolução ou terem acesso a conteúdos extra. É um formato que tem demonstrado ser bastante eficaz... e que o diga a família dum jovem belga que gastou 37 mil euros num destes jogos.

O jogo é o Game of War - Fire Age, e o rapaz viciou-se de tal forma no jogo que gastou 37 mil euros no mesmo ao longo de três meses, e até o caso ter sido notado pelos seus pais. O rapaz de 15 anos terá conseguido o acesso ao cartão de crédito do seu avô quando a sua mãe lhe pediu que comprasse um ebooks para o seu tablet; e associado-o também à sua própria conta do iTunes. Foi o que se chama uma porta aberta para o desastre, quando o seu vício por este jogo o fez entrar numa espiral onde ia gastando e gastando mais dinheiro para evoluir no jogo.

Independentemente do que se possa pensar dos pais e do sucedido, o que é certo é que o sistema de compras in-app não contempla grandes métodos de alerta ou de limite que pudessem ser usados para evitar situações como esta (embora, num caso como este, de alguém conseguir o acesso a um cartão de crédito... não houvesse grandes sistemas que o pudessem impedir).

Relembre-se que o Google recentemente já deixou de chamar gratuitos aos jogos que oferecem compras in-app; mas tirando isso, e com as opções que já existem para limitar este tipo de compras pelos mais novos, não me parece que existam soluções perfeitas que possam evitar este tipo de incidentes extremos.

E vocês, já alguma vez se viciaram tanto num jogo que tenham acabado por nele gastar mais euros do que tinham inicialmente previsto?

5 comentários:

  1. Aí está uma questão. No iOS 8, com o "Família", eu, que sou o pagante, posso determinar que as compras no iTunes/Apple Store de outros membros da família me sejam submetidos para autorização. Era uma grande barraca se o sistema não cobrisse as compras in-app.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois é. A apple mais uma vez já vem atrasada. No android eu compro já há muito cartões pré-pagos na fnac ou media markt e não tenho esse problema. Melhor ainda, não preciso de cartão de crédito

      Eliminar
    2. Se procurares bem na FNAC tambem tens os gift card da apple para usar na tua conta do itunes ( ebooks, musica, apps, filmes, in app purchases). Não vamos criticar sem ter conhecimento de causa.

      Eliminar
  2. Isso fez me lembrar as antigas chamadas de valor acrescentado em pt tipo 101010 lol

    ResponderEliminar
  3. Gift Card da Apple da pra fazer compras ingame ?

    ResponderEliminar