2014/10/06

FingerShadow da Microsoft quer poupar energia apagando os pixeis tapados pelos dedos


Os ecrãs OLED têm mostrado as suas vantagens face aos ecrãs LCD, permitindo coisas como a apresentação de notificações com o ecrã "desligado" gastando apenas a energia dos pixeisl ligados, e a Microsoft tem algumas ideias de como poupar ainda mais energia com o ecrã ligado.

Os mais recentes ecrãs OLED já são mais eficientes que os LCDs a mostrar imagens e conteúdos variados, perdendo apenas quando se trata de páginas com conteúdos maioritariamente branco. Nesta situação todas as poupanças serão bem vindas, e a proposta da Microsoft não deixa de ser interessante.

O FingerShadow (pdf link) é um sistema que pretende maximizar a eficiência energética dos ecrãs OLED apagando os pixeis que ficam tapados pelos dedos dos utilizadores. A maioria das pessoas nem sequer se aperceberá do tempo que passa com os dedos a tapar parcialmente o ecrã, mas segundo os estudos feitos por estes investigadores, apagar os pixeis obstruídos pode representar poupanças entre 5 e 22% (com uma média de cerca de 13%).Sabendo-se que os ecrãs são um dos grandes consumidores de energia, todas as poupanças que puderem ser conseguidas aqui terão certamente reflexos na utilização real do produto (mesmo se a nível dos benchmarks de autonomia, este sistema pudesse não mostrar qualquer vantagem - a não ser que passem a contemplar a obstrução parcial do ecrã pelos dedos).

 A Microsoft diz que este sistema poderia ser facilmente implementado e sem obrigar a elevada carga de processamento, sendo até de aplicação mais fácil nos controladores de ecrãs mais recentes, como os do Galaxy S4 e S5, onde já é possível definir mapas de tonalidades, brilhos e contrastes diferenciados para cada pixel.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)