2014/10/21

Um computador Intel numa "pen HDMI"


Já temos visto vários computadores numa "pen USB", mas tradicionalmente referem-se a máquinas com processadores ARM. Se procuram algo idêntico mas com um CPU Intel no seu interior, este APM-D01 poderá ser a solução.

Esta "pen" poderia passar por uma pen USB mais avantajada (100x38x9.6mm) mas depressa surpreenderia que a visse em funcionamento, pois no seu interior temos um computador completo com CPU Intel Atom quad-core (Z3735F ou Z3735G), até 2GB de RAM e 32GB de Flash. Para se ligar ao resto do mundo temos uma porta HDMI que permite ligá-la directamente a um monitor ou televisor; duas portas micro USB, uma porta USB de tamanho normal, microSD, BT 4.0, e WiFi n. Embora não seja referido, imagino que uma das portas USB seja utilizada para a alimentação.

Com esta pen podem correr Linux, Android... e Windows; residindo neste último a grande diferença para as restantes pens ARM que já temos no mercado.

Agora só falta saber se/quando este micro-computador chega ao ocidente, e por que preço cá chegará. Na China está a ser vendido por um preço inferior a $70... mas para quantidades mínimas de 500 unidades. Eventualmente, se cá chegasse com preço até 100 euros acho que poderia ser interessante para alguns projectos.

3 comentários:

  1. A versão de box semelhante a isto será o minix neo z64 - http://liliputing.com/2014/09/minix-neo-z64-is-a-pint-sized-129-pc-with-android-or-windows.html

    Não sei quando sairá em Portugal, mas deverá rondar os 130 ou 140 euros, conhecendo o preço do já existente minix neo x8 .
    Eu pessoalmente tenho o minix neo x7 é desenrasca bem, pelo menos até agora :)

    ResponderEliminar
  2. O site do fabricante:
    http://www.szapec.com/default.asp?id=1793

    Uma unidade:
    http://www.aliexpress.com/item/Sell-Mini-PC-with-both-Android-Windows-8-system/2044898752.html

    ResponderEliminar
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar