2014/11/03

Android 5.0 começa a ser disponibilizado hoje

Estava prometido para hoje, e o Google cumpriu: o novo Android 5.0 Lollipop começa hoje a chegar aos dispositivos que tenham direito a actualização directamente do Google - ou seja, aos equipamentos Nexus e Google Play Edition.

Já espreitamos muitas das novidades que este novo Android 5.0 vai trazer, e o próprio anúncio do Google também não se estica muito nas novidades, para além da forte influência que o novo material design terá nesta versão.


Aliás, a parte dos detalhes é igualmente curta no que diz respeito aos prazos para as actualizações. O que, conhecendo o tradicional processo de actualizações faseadas do Google significará que muitos utilizadores terão que ter uma boa dose de paciência até que esta desejada actualização lhes chegue (isto se não se quiserem aventurar a acelerar o processo através dos flashanços manuais.)

Uma coisa é certa, depois de tudo que o Android foi fazendo ao longo dos últimos anos, esta versão centra-se na eficiência, desempenho e no bom aspecto do sistema; uma combinação que irá muita gente fazer mudar de ideia quanto à ideia de que o Android é "pesado", "lento", e "feio".

Como sempre, todos têm a ganhar com isto - não só os que utilizam equipamentos Android no dia a dia, como todos aqueles que hesitavam em optar por um devido ao seu aspecto; e também todos os outros, uma vez que a pressão para que se faça mais e melhor irá fazer-se ressentir nas restantes plataformas.

Agora... é esperar pela "lotaria" de receber uma actualização (e não vamos entrar novamente na questão de que o Google deveria dar uma forma de, quem quisesse, o pudesse fazer sem esperar por isso. :)

Actualização: para os Nexus 4, 5, 7 e 10 parece que só começará a chegar a partir do dia 12 de Novembro.

6 comentários:

  1. "uma combinação que irá muita gente fazer mudar de ideia quanto à ideia de que o Android é "pesado", "lento", e "feio"."

    incrivel como nunca pensei isto alias quase que sempre pensei o contrario, adoro o sistema android acho simples e pratico :D talvez porque nunca comprei um chines por 50 euros e depois espero que seja perfeito

    venha ele o meu nexus5 cá te espera

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. concordo, o ppl diz que android é lento e que depois de comprarem im iphone que era mt melhor, depois perguntas que tlm tinham antes e era um daqueles merdosos... depois a culpa é do android :P

      Eliminar
  2. Mas não haverá a ROM final para "flashar" no Nexus 5 e no Nexus 7?
    Tenho um N5 e um N7 a correr o último preview e estou muito satisfeito com o Lollipop!!
    Assim que houver a nova ROM vou flashar de novo ... já que o preview traz poucas apps da Google atualizadas (como no Nexus 9)

    ResponderEliminar
  3. Para o Galaxy S3 já há alguma coisa estável?

    ResponderEliminar
  4. Ainda não me chegou nada ao N5 e N7.. C'mon lollipop!

    ResponderEliminar
  5. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar