2014/11/23

Cockpit do SR-71 explicado por um dos seus pilotos


O Blackbird SR-71 é um dos aviões mais icónicos de sempre, e também um feito da engenharia. E agora que já se tornou "obsoleto" e foi retirado do serviço, podemos espreitar todos os seus segredos e sentar-nos no seu cockpit.

Já por cá tínhamos falado do manual de voo do Blackbird SR-71 - e até já por cá tivemos um Blackbird motorizado em LEGO - mas desta vez temos uma das poucas pessoas que voaram nestes estranhos aviões a explicar-nos tudo o que se possa querer saber sobre todos os instrumentos no seu cockipt.


Se todos imaginamos que voar numa destas máquinas, que eram capazes de atingir os 3500Km/h (é quase 1Km por segundo!) e altitudes de quase 26 mil metros, seria uma experiência futurista... a realidade revela-se bem diferente.

O cockpit deste avião tinha uma visibilidade reduzida para o exterior e estava repleto de botões e manómetros analógicos: com o "ecrã" de navegação ser algo idêntico a um projector de slides de tamanho compacto! Aliem a isto o facto de serem obrigados a usar um fato estilo astronauta e de que teriam que fazer missões que poderiam demorar dezenas de horas... e rapidamente passa a ser mais interessante apreciar estes aviões de fora do que estar propriamente lá dentro.


Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)