2014/11/21

Encriptação total do Lollipop arrasa velocidade no Nexus 6


Uma das novidades do Android 5.0 Lollipop é passar a trazer activada de origem, nos novos equipamentos, a opção de encriptação total do armazenamento. Infelizmente, mesmo no Nexus 6 de referência do Google, essa opção parece não estar ainda suficientemente optimizada e vem acompanhada de uma redução significativa na velocidade de leitura e escrita da memória flash.

Segundo os testes do Anandtech, a redução da velocidade de leitura e escrita da memória flash torna-se inaceitável quando se deixa a opção de encriptação total activada, e os números parecem não deixar margens para dúvidas. Velocidades de leitura aleatória (4KB) que descem de 16 para 6MB/s; escritas que baixam de 2.85 para 1.41MB/s; e leituras sequenciais que baixam de 131 para 25MB/s, revelam um panorama desolador para este modelo "de referência".


A explicação poderá estar na falta de optimização do sistema para tirar partido do hardware específico para estas funções que poderá existir nos SoC, mas que não sendo open-source, poderá não ter sido usado pelo Google; mas seja qual for a verdadeira razão, até que esta situação seja resolvida a recomendação será desactivarem a encriptação total dos dados nos vossos Nexus 6 (em Settings->Security->Encryption). Actualização: afinal não se pode desactivar a opção tão facilmente: resta-nos esperar que o Google adicione essa possibilidade em breve.

8 comentários:

  1. Migrar para 64 bits deve dar uma ajuda, digo eu.

    ResponderEliminar
  2. Esperemos que este alarido seja suficiente para a Google nos dar a opção de desligar a encriptação num update para breve...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois, como bom interessado no N6 tenho seguido este problema e ao que parece não é simples desligar a encriptação pois implica um kernel alterado que não é apenas mudar definições...

      Eliminar
    2. A opçao da encriptação nos settings não permite desligar?

      Eliminar
    3. Apenas uma dúvida, e com isto não quero lançar polémica nenhuma pois sou portador dum Nexus 5 com muito orgulho...
      Os Iphones não vêm encriptados de origem também?
      É que a nivel de performance não os vejo a queixarem se...
      Exceptuando claro o ultimo modelo da marca que ainda se mantém no activo (4S).

      Eliminar
    4. Sim, os iPhones vêm encriptados - mas é a tal questão, no iOS a Apple pode utilizar da forma mais eficiente o SoC (que também é concebido por eles) de forma a utilizar aceleração por hardware para esta função. Aqui esta quebra no desempenho será seguramente devido à falta desse tipo de optimização no Nexus 6.

      Eliminar
    5. Pois, do que li no XDA ( http://forum.xda-developers.com/nexus-6/development/disable-forced-encryption-gain-root-t2946715 ) no nexus 6 o utilizador comum não pode desactivar... que tendo em conta a perda de performance no acesso ao disco, devia ser uma opção de quem usa, conforme as prioridades pode dar preferencia à segurança ou à velocidade de leitura/escrita.
      O problema é que apesar do CPU do Nexus 6 (Snapdragon 805) ter hardware para acelerar este processo, para ser open source e compativel com outro hardware a encriptação está a ser feita por software...
      por isso acho que nesta fase o que seria mais correcto era ou o Google implementa a coisa por hardware num update breve e mantém a politica de tudo encriptado no Nexus 6 sem se notar grande penalização de performance, ou deixa os utilizadores escolherem, de qq forma deve imagino que tenha que ser uma mudança que deve requerer um factory reset, mas isso era o menos.
      No caso dos iPhones como a Apple não tem obrigação de mostrar o codigo (open source) a vários fabricantes, e a variedade do hardware (CPUs) é muito mais limitado podem ter implementado por hardware com codigo proprietario.

      Eliminar
  3. Quem quiser um video tutorial a explicar como desativar a encriptação aqui fica:
    https://www.youtube.com/watch?v=pcLbA64Hb4k
    Como implica um factory reset, convém fazer antes de começar a usar ou costumar muita coisa.

    ResponderEliminar