2014/11/07

MSI lança R9 290X Gaming com 8GB de GDDR5


Lembram-se de quando ter uma placa gráfica com 1GB de RAM parecia loucura? Pois bem, agora não nos podemos queixar de falta de memória, nem mesmo para lidar com resoluções 4K; a MSI acaba de lançar a sua nova Radeon R9 280X Gaming com 8GB de GDDR5.

Esta R9 290X Gaming 8G recorre ao já habitual sistema Twin Frozr da MSI, para manter a placa a temperaturas mais baixas e sem que isso signifique ficar surdo com o barulho (é bastante silencioso, e pode chegar mesmo a parar as ventoinhas para funcionamento completamente silencioso), e conta com modo de overclock de origem para que se tire o máximo desempenho da placa sem ser necessário andar a mexer em parâmetros complicados.

Nem sempre mais memória se traduz num benefício acrescido - há várias placas de gama média em que os fabricantes apenas adicionaram memória para justificar o aumento os preços; e mesmo neste caso em que temos um GPU potente, duvido que haja actualmente um jogo que consiga tirar partido de toda esta memória (a excepção são os mods de qualidade ultra-elevada, que usam gigabytes de texturas hiper-detalhadas).

Mas, se estão a pensar comprar um monitor Ultra HD e querem garantir que a vossa placa aguenta com os jogos que começarem a trazer texturas de alta qualidade para estas resoluções; sem dúvida que esta será uma boa opção para ficarem mais descansados - para além de que o mesmo também se aplica aos sistemas multi-monitor, uma vez que esta placa pode suportar até 6 monitores usando o Eyefinity da AMD.

O preço não foi revelado, mas considerando que a versão de 4GB anda nos 400 euros; já podem imaginar que a brincadeira vá ficar "uns euros mais para cima".

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)