2014/12/27
Apollo 17 e o último Homem na Lua
No outro dia vimos como foi filmada a última partida da Lua de regresso à Terra; hoje vamos revisitar a missão Apollo 17 e porque motivo foi a última que levou o Homem para lá da órbita terrestre.
Pergunte-se a qualquer pessoa nos anos 60 e 70 o que imaginaria que a Humanidade estaria a fazer por esta altura, e era mais que garantido que teriam como resposta que já teríamos bases na Lua e outros planetas, e possivelmente já pensaríamos em viagens para outras estrelas. Infelizmente essas aspirações foram abruptamente canceladas logo no início da década de 70 - a 11 de Dezembro de 1972, pouco mais de 3 anos após a primeira ida à Lua, a Apollo 17 levou pela última vez astronautas até à Lua.
Se todos conhecerão o nome da primeira pessoa a colocar o pé na Lua, praticamente ninguém conhecerá Eugene A. Cernan, Ronald E. Evans e Harrison P. Schmitt, os tripulantes da Apollo 17 que foram os últimos humanos (até ao momento) a pisar solo fora do nosso planeta. Curiosamente, Eugene 'Gene' Cernan, já lá tinha estado bem perto, quando orbitou a Lua na missão Apollo 10, que precedeu a famosa Apollo 11.
O problema é que a corrida espacial, iniciada com o lançamento do Sputnik soviético e mais tarde o primeiro homem no espaço, estava intimamente ligada com as questões políticas, e onde os EUA queriam mostrar a sua superioridade face à URSS. Com a "promessa" de Kenedy de que os EUA colocariam um homem na Lua antes do final da década (de 60), a NASA teve acesso a fundos praticamente ilimitados para o conseguir fazer. Em 1966 a NASA recebeu quase 6 mil milhões de dólares (equivalentes a 43 mil milhões nos dias de hoje) - quase 4.5% de todo o orçamento dos EUA.
Só que depois da missão cumprida, os objectivos rapidamente mudaram, e começou a considerar-se mais importante a criação de uma estação espacial (que viria a ser o Skylab) do que as missões à Lua - sendo que as últimas missões Apollo (da 18 à 20) foram canceladas, fazendo com que a Apollo 17 viesse a ser a derradeira missão à Lua. E isto já depois de algumas renegociações, pois a Casa Branca pretendia cancelar o projecto já na Apollo 15.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário (problemas a comentar?)