2014/12/07

Câmara apanha a luz a 100 mil milhões de fps


Todos sabemos que é possível "desacelerar" o tempo com câmaras de alta-velocidade. Aumente-se essa velocidade para níveis alucinantes, e é possível apanhar a própria luz em "câmara-lenta", como demonstrado por esta câmara capaz de registar imagens a 100 mil milhões de frames por segundo.

Muitos utilizadores vão-se divertindo com filmagens a 120 ou 240fps usando os seus smartphones e câmaras compactas, e outros divertem-se um pouco mais com câmaras profissionais capazes de gravar a vários milhares de frames por segundo. Mas isso não é nada comparado com esta câmara de 100 mil milhões de frames por segundo...

Esta câmara é tão rápida que é capaz de apanhar a própria luz a movimentar-se, permitindo ver em detalhes o seu comportamento ao interagir com diferentes materiais. Uma das vantagens que tem face a câmaras ultra-rápidas anteriores, é que permite a captura de imagens 2D (outras câmaras que apanhavam "luz" limitavam-se a fazer capturas numa única dimensão.)

Só não esperem é captar grandes cenas de acção com uma destas câmaras. Se reproduzíssemos 1seg de vídeo gravado com esta câmara à velocidade de 30fps, teríamos um filme que demoraria mais de 100 anos a ser visto!



1 comentário:

  1. Acho este video bastante interessante: http://www.ted.com/talks/ramesh_raskar_a_camera_that_takes_one_trillion_frames_per_second

    ResponderEliminar