2014/12/07

Stephen Hawking escreve mais rápido graças ao SwiftKey


Stephen Hawking é um dos mais notáveis físicos da nossa era, mas é também um caso que nos demonstra a dificuldade de comunicação que uma pessoa com problemas motores pode ter. Agora a Intel decidiu que era tempo de fazer uma actualização ao sistema que Hawking utiliza para comunicar, e o SwiftKey deu uma preciosa ajuda.

Embora existam tecnologias mais avançadas ao dispor, Stephen Hawking continua a preferir o sistema que se habituou a usar, assim com a voz robotizada que lhe é associada (embora fosse possível dar-lhe uma voz mais natural e humana.) Assim, a Intel planeou os melhoramentos de modo a manter as coisas que Stephen Hawking preferia manter.

Quando chegou à parte de melhorar o teclado, em vez de desenvolver todo um novo sistema a Intel optou por recorrer a ajuda de alguém que já é especializado nessa área: o SwiftKey.

Graças ao seu sistema de aprendizagem, o novo teclado usado por Stephen Hawking é capaz de sugerir as palavras mais prováveis a cada momento, acelerando de forma substancial a sua capacidade de comunicação. E para acelerar a sua utilização noutras áreas, a Intel desenvolveu também um sistema melhorado de menus contextuais melhorado que permite reduzir sequências frequentes de vários cliques a um só (e que a Intel irá disponibilizar como open-source no futuro.)

Stephen Hawking pode ter muitas preocupações quanto à evolução da Inteligência Artifical e ao potencial risco que isso representa para a raça humana; mas certamente não se importará de ter um bocadinho dessa inteligência artificial no seu novo teclado a ajudar que escreva mais depressa. :)


1 comentário:

  1. Sem querer ofender ninguem...reparei que estava a pesquisar na wikipedia através do internet explorer lol
    sou o único a nao conseguir usar por 1 minuto esse browser?

    ResponderEliminar