2014/12/03

Gangnam Style ultrapassou o contador de visualizações de 32 bits do YouTube


A História da informática está repleta de curiosos limites que os criadores acharam que "nunca seriam atingidos". E para demonstrar que isso continua a acontecer, eis que o mais famoso vídeo da internet ultrapassou o limite que o YouTube tinha para contabilizar as visualizações.

Certamente lembram-se do famoso limite de 640KB de memória no MS-DOS, ou de que os 32bits dos endereços IP, seriam mais que suficientes para o que se viesse a ter na internet. Agora é também o YouTube que se torna vítima do seu contador de 32bits, e que permite guardar apenas um valor máximo de 2,147,483,647 visualizações - um valor que foi recentemente superado pelo Gangnam Style de Psy.

Como brincadeira, se passarem o rato por cima do número, verão o número a "dar a volta" e entrar nos números negativos (porque no caso de números de 32bits com "sinal", seria isso que aconteceria). Passar o registo para um número de 32bits sem sinal permite expandir o valor para o dobro (e uma vez que não há "visualizações negativas" era o que deveria ter sido feito de início. Mas mesmo assim, 4.29 mil milhões de visualizações será algo que possivelmente se atingirá daqui por mais algum tempo.

O melhor mesmo é esperar que o Google actualize o YouTube para usar um contador de visualizações de 64 bits, suficiente para acabar de vez com este tipo de preocupações, já que vai até ao simpático número de 18,446,744,073,709,551,615. (Se têm dúvidas, bastará dizer que seria suficiente para contabilizar um vídeo que tivesse 1 milhão de visualizações a cada segundo, durante.... mais de meio milhão de anos!)


14 comentários:

  1. Merda para estes comentários associados à conta do Google. Um pessoa escreve um texto grande.. publica e puff, o texto perde-se e não aparece o comentário. Pelos vistos o login estava "encalhado" e agora que carreguei no "pre-visualizar" já pediu a password e aparentemente já funciona. Entretanto já tinha perdido uma mão cheia de comentários que se tinham pedido da mesma forma.

    Ainda assim... não percebo esta postura com esta pseudo-noticia. Primeiro o Verge com "Gangnam Style broke YouTube's view counter" e agora o Carlos com "é esperar que o Google actualize o YouTube para usar um contador de visualizações de 64 bits".
    O acontecimento resume-se a o video mais popular do youtube ultrapassou o limite do signed int32. Na sequência disso, como acontece em muitos outros produtos Google, a malta do Youtube decidiu criar um easter egg.

    Porquê a necessidade de deixar no ar a ideia que os programadores do youtube não estavam preparados para isto?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Desculpem lá por não ter começado o comentário da maneira mais educada.

      Já agora, aqui fica a origem da "noticia" https://plus.google.com/+youtube/posts/BUXfdWqu86Q

      Eliminar
    2. Não percebi o motivo de ficares tão ofendido com a notícia, que foi escrita com o mesmo tom de boa disposição com que o YouTube a deu. Sim, o Google estava preparado, tal como também sempre se resolveram todos os anteriores "apocalipses digitais" que alguns prenunciavam.

      Aqui, foi um marco curioso, de se ultrapassar o limite dos 32bits, e daí a "notícia". Volta a relê-la quando estiveres com melhor disposição e verás que era esse o intuito...

      Eliminar
    3. Não fiquei ofendido. Mas estava frustrado como o sistema de comentários aqui do Blogger que já me mandou para o lixo vários comentários. O resto do comentário foi infelizmente influenciado negativamente por isso.

      Pode também pesar o facto de ter lido este artigo depois de ter visto o do Verge, mas mesmo esquecendo isso, não percebo o porquê de comentários "também o YouTube que se torna vítima do seu contador de 32bits" e "O melhor mesmo é esperar que o Google actualize o YouTube". Porquê sugerir a existência de um problema que aparentemente nunca existiu. Porquê induzir a ideia que a YouTube tem uma falha(enquanto não muda para 64bits)?

      Fora isso, concordo que o artigo foi escrito em tom de boa disposição.


      PS : voltou a acontecer o problema de perder o comentário, mas desta vez copiei o texto antes. Isto acontece só a comigo?

      Eliminar
    4. Não, há mais pessoas que se queixam... mas não faço ideia do que seja. Tens alguns plugin no browser? É que deste lado, nunca consegui replicar essa situação - o unico bug que nota é no Safari mobile por vezes deixar de dar para escrever (ficando no ponto em que está) e que tem a ver com o auto-correct do iOS.

      Eliminar
    5. Por acaso já por 3 ou 4 vezes que escrevo um comentário e depois de postar volta à pagina como se nada tivesse escrito que devolve um grau de frustração directamente proporcional ao tamanho do comentário perdido :) este tem smilie pois no final vou fazer como costume sempre que me lembro antes de postar Ctrl+A (select all) Ctrl+C (copy) depois no caso de se perder, será só fazer Ctrl+V (paste).
      Já associei a conta ao prefil do G+ mas acho que depois disso já aconteceu o problema, também não sei o que pode causar, se será algum time out enquanto se escreve mais qqc..
      Mas para quem usa o Chrome, mesmo que me aconteça perder o comentario, se fizer 2x back (para voltar à pagina anterior) volta a aparecer o texto escrito e preenchido no respectivo campo até ao momento de fazer o post ;)

      Eliminar
    6. Por acaso há 2 ou 3 dias aconteceu pela 1a vez os comentários desse dia saírem em duplicado (mesmo fazendo só 1vez o post).
      Só tenho pena não poder editar ou corrigir comentários como no G+ pois normalmente vou ler o que escrevi depois de postar e é raro estar tudo bem (seja ortografia, seja pequenas correções/melhorias da explicação :)

      Eliminar
    7. Por acaso é vergonhoso o Google não dedicar um pouco mais de atenção ao Blogger. Há milhares de pequenos pormenores que poderiam ser melhorados/corrigidos... e não seria assim tão complicado.

      Eliminar
    8. A mim nunca me aconteceu... e comento regularmente no Blogger.. Mas uso o chrome sem extensões nenhumas.. muitos dos problemas que tenho visto queixas, relacionam-se com extensões.. (não estou a dizer que é o caso)

      Eliminar
    9. Já me aconteceu no Chrome desktop (com umas 10 extensões) e no Chrome para Android sem nenhuma modificação. E aparece o meu nome na combo box, por isso fica a ideia que foi feito login na conta google com sucesso.

      Eliminar
  2. Também já me aconteceu várias vezes já nem comento para não me enervar.
    O DISQUS está na moda.

    ResponderEliminar
  3. E voltou a acontecer (safari osx) o problema é que não faz login na conta do google só quando submetemos o comentário é que depois aparece o nosso nome na dropdown box

    ResponderEliminar
  4. To com uma dúvida, entendi tudo, mas o mecanismo eu si eu não saquei, o banco de dados estava com limitação de 32bits? estava como blob,text,longtext,int?
    Como será que é feita a atribuição de cada acesso?
    Ou o problema de 32 64, era na geração da variável?

    Lembrando que eu programando em PHP/javascript/mysql, é o que conheço.

    ResponderEliminar
  5. E com tudo isto, o Gangnam Style ganha mais umas quantas visualizações :)

    ResponderEliminar