2014/12/03

Indiegogo assegura devolução de dinheiro em projectos falhados... desde que se pague


A questão da segurança nos projectos de crowdfunding é algo que preocupa cada vez mais pessoas, e agora o Indiegogo vem oferecer um seguro para devolução do dinheiro no caso de projectos que não cumpram o prometido... só que para isso, terão que pagar ainda mais.

Ainda ontem falávamos da cumplicidade que estes sites de crowdfunding têm com projectos potencialmente fraudulentos - e que no caso do Indiegogo até anunciam de forma bem clara de que acolhem todo o tipo de "projectos" sem discriminação - e eis que hoje fui surpreendido com esta notícia. Será que o Indiegogo estaria finalmente a fazer algo pelos apoiantes dos projectos?

Mas depressa descobri que não passa de um novo esquema, destinado a engrossar ainda mais a sua comissão por projecto, e a capitalizar no receio de que um projecto não seja bem sucedido. Trata-se de pegar em algo negativo e torná-lo em fonte de receita, algo que o Indiegogo é exímio a fazer.

Em vez desta garantia ser algo que os criadores de projectos fossem obrigados a suportar, o Indiegogo opta pela solução mais simples: passar o custo para os apoiantes receosos, cobrando-lhes um valor extra caso desejem este seguro que supostamente garantirá a devolução do dinheiro no caso do produto não ser entregue num máximo de três meses após a data indicada - e que nesta bracelete de tracking "anti-stress" que está a servir como teste experimental para este seguro, tem um valor de 15 dólares (um pouco mais de 10% face ao valor da bracelete).

Não digo que a ideia não seja interessante - e não me custa acreditar que haja muitas pessoas que prefiram pagar esta "taxa" adicional para se precaverem contra eventuais falhanços do projecto. Mas o Indiegogo perdeu uma excelente oportunidade para se redimir de todos os projectos fraudulentos que tem acolhido e da forma como tem lidado com os apoiantes desse projectos. Bastaria ter obrigado a que fossem os criadores dos projectos a pagar essa taxa adicional de 10% (mesmo que isso representasse que esse custo fosse passado para os apoiantes), mas assim tornando isso obrigatório e implícito para todos os projectos. Dessa forma, todo e qualquer projecto apoiado no Indiegogo seria automaticamente "seguro" de que teria que ser bem sucedido dentro do prazo indicado, com a tolerância de três meses.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)