2014/12/02

Crowdfunding ou crowdscamming? Os projectos inacabados do Kickstarter e Indiegogo


O sistema de crowdfunding veio revolucionar a forma como muitos projectos se tornam realidade. Mas como em todas as outras áreas, rapidamente surgiram aqueles que olharam para este sistema como uma forma fácil de amealhar milhares e milhares, com projectos fraudulentos. O mais preocupante é que os principais sites nada têm feito para prevenir estes incidentes... muito pelo contrário.


Por cada exemplo de um projecto bem sucedido no Kickstarter ou Indiegogo não faltam outros que nunca foram concluídos, ou cuja conclusão não era exactamente aquilo que estava prometido. O Indiegogo tem sido um local onde muitos projectos duvidosos têm encontrado terreno fértil para proliferar, e pela minha própria experiência, o site pouco ou nada faz para responder às preocupações dos investidores.

Quanto ao Kickstarter, o seu processo mais selectivo para a aprovação de projectos também já deu lugar a um novo conjunto de condições onde se descarta qualquer tipo de responsabilidade, dizendo que o assunto é entre os investidores e os criadores dos projectos. Dito por outras palavras, tanto o Indiegogo como o Kickstarter estão interessados é numa única coisa: a comissão que recebem das angariações - independentemente do projecto vir a ser concluído ou não. Caricatamente, o Indiegogo até usa esse argumento como vantagem para potenciais scammers: "No Application Process - Indiegogo doesn't choose who can or cannot crowdfund so you could get started today!"


Nem todos os projectos falhados são "esquemas"; admito até que a maioria não o seja. É fácil ter boas intenções para tornar um projecto realidade - mas que, particularmente nos casos onde surja um interesse muito acima do esperado, rapidamente se entre numa escala para a qual os criadores dos projectos fiquem completamente perdidos. Depois, basta uma ou outra má opção (na escolha de um fabricante, ou a aposta numa pessoa errada que depois não cumpra o prometido) para que todo o projecto fique comprometido, sem que isso se deva a "más intenções".


Mas há também projectos onde essas más intenções não deixam margens para dúvidas, como alguns que se limitam a revender produtos já existentes (com uma generosa margem de lucro em cima, obviamente); ou a prometer produtos no limiar da realidade ou ficção; e já nem entro nos projectos puramente fantasiosos que também surgem (como os das máquinas de geração de energia infinita ou de movimento perpétuo - sim, continua a haver disso.) Aliás, isto já originou a criação de um site dedicado exclusivamente a isso -  o Kickscammed - onde infelizmente não faltam projectos desse tipo.



Ainda assim, por muito cautela que se tenha que ter e aconselhar neste tipo de projectos, a minha experiência tem sido maioritariamente positiva, mesmo com algumas "excepções".

No Kickstarter já apoiei 19 projectos, e até ao momento todos eles entregaram o que prometiam, sendo o mais recente um jogo que parecia "impossível" de ser feito por uma só pessoa - e sem atrasos!

No Indiegogo já apoiei 12 projectos. E aqui já enfrentei dois projectos complicados, um que se limitava a revender produtos chineses já existentes; e outro que se foi atrasando indefinidamente até ser cancelado (felizmente, neste consegui que me devolvessem o dinheiro a tempo, alguns meses antes do "estouro"). Neste momento, o único que tenho a decorrer e que inspira maior (des)confiança é o Fin, que tem derrapado e que parece ainda não ter data concreta para ser entregue (estava prometido para Setembro).



E vocês, que tal tem sido a vossa experiência com projectos crowdfunding?

8 comentários:

  1. https://www.kickstarter.com/projects/triggertrap/triggertrap-redsnap-modular-camera-trigger

    A entrega deveria ter sido em março, mas nisso foram naifs.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E pronto... recebi um email hoje a dizer que calcularam mal o preço de produção final (!?!?!?) e que não há dinheiro para...
      Bancos não emprestam, se avançarem com o social da empresa, ela desaparece..., enfim...
      Dão várias hipóteses:
      reembolsar 20% do investido
      dar os 20% para caridade
      desconto de 50% na loja online
      ficarem com o dinheiro que resta..., já que está perdido...

      A minha 1ª banhada no kickstarter... ;(

      Eliminar
    2. Ainda hoje pedi o refund de mais um projecto que vai por maus caminhos no Indiegogo... é sempre um risco.

      Eliminar
  2. Bem essa do jogo deixou-me de boca aberta.

    ResponderEliminar
  3. Banhada com o Kreyos :(

    ResponderEliminar
  4. Apoiei 2 projectos da mesma entidade... o primeiro decorreu com normalidade. O Segundo... é para esquecer: https://www.indiegogo.com/projects/be-maker-kit-plus-free-lessons-on-electronics-from-zero-to-internet-of-things

    Basta ler os comentários do projecto para perceber onde isto vai parar.

    ResponderEliminar
  5. Apoiei um projecto no Indiegogo, em finais de 2013, que está a ser uma vigarice. Leiam os comentários: https://www.indiegogo.com/projects/smarty-ring--3/x/5689429#comments
    Estou a arder com 235 US$.

    ResponderEliminar
  6. A primeira coisa que apoiei foi uma carteia da Allegory. Impecável. Agora espero a minha camera de grande formato. :)

    ResponderEliminar