2014/12/22

Hoover promove peças impressas em 3D - assim como a NASA


As impressoras 3D são uma tecnologia que irá afectar o mundo de forma que ainda nem será possível imaginar, e aos poucos vamos vendo empresas que começam desde já a demonstrar os primeiros passos tímidos nesse sentido.

A Hoover é uma marca que dispensa apresentações para todos os que já ouviram falar de aspiradores (e não só), e que já está a piscar o olho aos possuidores de impressoras 3D (ou que tenham acesso a uma) com alguns acessórios oficiais que são disponibilizados para que qualquer pessoa os imprima.

É certo que se tratam de acessórios "básicos", como um encaixe para uma lanterna que permite iluminar os recantos mais escuros, ou um suporte para uma bateria extra no caso de um aspirador portátil; mas como disse, sempre é uma melhor atitude do que começar a exigir DRM nas impressoras 3D para que não se possam imprimir objectos "copyrighted".

Enquanto isso, também a NASA nos vai lembrando das potencialidades desta tecnologia, ao enviar a primeira ferramenta por email para a ISS. Uma ferramenta que assim foi recriada na impressora 3D a bordo da estação espacial, permitindo que os astronautas a usassem sem terem que esperar semanas (ou meses) para que lhes fosse enviada. Não sendo a primeira peça impressa em órbita, é a primeira que foi impressa com o objectivo de se tornar numa ferramenta "real" para cumprir um objectivo concreto a bordo.

... Facilmente se pode imaginar o valor de algo assim quando tivermos missões tripuladas que se afastem ainda mais do nosso planeta.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)