2014/12/27

Identifica pilhas alcalinas gastas deixando-as cair


As pilhas são uma das melhores invenções de todos os tempos, permitindo-nos ter equipamentos eléctricos que podem funcionar sem um cabo ligado à electricidade... até ao momento que se gastam e é necessário substitui-las. Hoje trago-vos uma dica valiosa para aquele momento em que têm que procurar pilhas "boas".

Num mundo ideal, todos teriam as suas pilhas perfeitamente organizadas em secções de pilhas "novas", e as gastas indo para uma caixa para serem depositadas num pilhão. Só que no mundo real, muitas vezes acabamos por tirar pilhas de uns aparelhos para usar noutros, e vice-versa, e acabamos com um amontoado de pilhas onde já não sabemos bem quais são as que estão novas e quais já estão a dar as últimas.

Se há pilhas que trazem um medido de carga incorporado para resolve este problema, a dica que vos trago hoje pode parecer estranha, mas é capaz de solucionar o problema para todas as pilhas alcalinas - sem necessidade de um indicador de carga. E tudo o que é necessário fazer é... deixá-las cair sobre uma superfície dura e sólida.

Devido às reacções químicas que ocorrem no interior das pilhas, uma pilha alcalina gasta ressalta quando deixada cair numa superfície rígida; enquanto que uma pilha alcalina nova não ressalta (tem a ver com a pilha nova ter no seu interior compostos misturados num gel, que à medida que se vai gastando seca e reduz as suas propriedades "amortecedoras").

Portanto, da próxima que tiverem que escolher pilhas alcalinas: se saltarem não prestam; se não saltarem são boas!


Se estás mais preocupado sobre como lidar com as baterias recarregáveis do teu smartphone ou tablet, também temos o que procuras.




Agora aproveita e espreita o restante top 10 das dicas para descobrires outras coisas úteis. :)

2 comentários: