2014/12/21

Jaguar torna os pilares dos automóveis "transparentes" para maior segurança


Não é segredo que muitas (todas?) marcas automóveis estão interessadas em tecnologia que permita usar o pára-brisas como ecrã para projecção de informação em toda a sua área; mas este sistema da Jaguar quer ir para além do vidro e usar também os pilares dos automóveis.

Os pilares dos automóveis originam pontos mortos que por vezes podem ser a causa de acidentes. Várias marcas tentam minimizar o problema tornando-os o mais esguios possíveis, mas nem sempre isso é fácil considerando a sua importância para a rigidez estrutural do veículo.

Há marcas que já estudaram pilares com estruturas complexas que permitissem ver através deles, mas este sistema da Jaguar/Land Rover - o 360-degree Virtual Urban Windscreen, uma evolução do seu conceito de pára-brisas com ecrã virtual - contorna o problema recorrendo à electrónica e transformando os pilares em ecrãs que poderão exibir aquilo que se esconde por trás deles. Algo que não é assim tão irrealista considerando os avanços que têm sido feitos nos ecrãs OLED flexíveis.

Resta saber se este tipo de tecnologia terá hipótese de chegar ao mercado antes dos sistemas de condução autónoma tornarem desnecessário a presença de um condutor atento à estrada.


Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)