2014/12/15

Synaptics prepara trackpad com sensor de impressões digitais


Em breve, passar o dedo no trackpad de um computador poderá ganhar todo um novo sentido de segurança. A Synaptics está a preparar o SecurePad, um trackpad com leitor de impressões digitais integrado e que no futuro poderá ajudar a evitar a constante digitação de passwords.

Embora alguns fabricantes já tenham tentado adicionar leitores de impressões digitais a portáteis, a verdade é que isso nunca se tornou verdadeiramente comum. Mas pode ser que isso venha a mudar com este SecurePad da Synaptics, que facilita o processo de integração colocando-o no trackpad.

Não se trata de um trackpad que consegue detectar impressões digitais onde quer que toquem (lá chegaremos, eventualmente) mas um um trackpad que adiciona este sensor adicional num dos cantos. Tal como nos smartphones, espera-se que a existência deste sensor dispense os utilizadores de estarem continuamente a introduzir passwords nas suas máquinas - auxiliado pelo facto da empresa ser membro da FIDO Alliance, que pretende promover novas formas de autenticar os utilizadores de forma rápida e dispensando as passwords.

Como é habitual neste tipo de coisa, é de esperar que estes SecurePad comecem por ser aplicados a ultrabooks de gama alta, mas esperemos que a sua aplicação rapidamente possa alargar-se a portáteis de todas as gamas, incluindo as mais baratas. Afinal, também a Samsung já adicionou sensores de impressões digitais a modelos de gamas mais baixas - e este é o tipo de tecnologia que deverá ser promovida independentemente da "gama": todos os utilizadores têm a ganhar com a segurança acrescida.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)