2014/12/04

Wire - a nova app de comunicação do co-fundador do Skype

Quando se pensava que já se tinha apps de comunicação suficientes para todos os gostos, eis que nos surge mais uma - Wire - só que a diferença é que o seu criador pode gabar-se de já ter criado um tal de Skype... o que certamente nos faz sentir alguma curiosidade.

Janus Friis foi um dos co-fundadores do Skype e por isso está bem habilitado na área das comunicações. Mas este Wire é bem diferente da ferramenta que lhe deu a fama, e segundo o próprio "é bastante melhor" (embora, não se esperaria que dissesse outra coisa, pois não?)

Para começar, uma opção estranha: o Wire está disponível para iOS, Android e OS X. Não existe uma versão para Windows, fazendo com que a maioria dos utilizadores desktop tenha que esperar pela chegada da versão para o browser. Interrogo-me se não terá sido uma jogada estratégica para aumentar a curiosidade de todos os milhões de utilizadores Windows... ou se já será um prenúncio de que o que importa são as plataformas mobile.


O Wire tem um design bastante simples (mas polido), e muitas das melhorias foram feitas a nível da infraestrutura e de coisas que não serão directamente visíveis pelos utilizadores: como o processamento de áudio para garantir a melhor qualidade sonora, compressão de dados, velocidade e qualidade de transmissão, etc. Melhoramentos idealizados ao longo de uma década após a concepção do Skype e onde muita coisa mudou.

Nada como o experimentarem, e verem uma app que se pode tornar na tendência para o futuro, onde o interface praticamente desaparece, dando a totalidade do destaque aos conteúdos (aceder às funções é feita via gestos e toques.)

E se estão preocupado com a questão da segurança - poderão gostar de saber que a empresa é Suiça e os dados são guardados em servidores Europeus. (Se é que acham que isso faz alguma diferença...)


Podem fazer aqui o download do Wire nas suas diferentes versões.

5 comentários:

  1. Até pode ser muito linda mas se não está em Windows "ninguém" usa.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não concordo. Tens outro exemplo que nem existem para S.O desktop e são utilizados.
      - WhatsApp
      - Viber

      Eliminar
    2. O Viber tem app para o Desktop

      Eliminar
    3. Não conheço ninguém que use WhatsApp nem Viber. : /

      Eliminar
  2. Não sei se percebi muito bem..isto é tipo wathsapp? sms?

    ResponderEliminar