2014/12/01

Yahoo está a vender fotos gratuitas do Flickr


As questões das licenças de utilização voltam a estar no centro das atenções, com o Yahoo a ter decidido começar a vender as fotos que os seus utilizadores disponibilizam gratuitamente no Flickr, e ficando com todo o dinheiro para si.

Antes de mais, importa referir que aquilo que o Yahoo está a fazer não é ilegal. O Yahoo está apenas a vender fotos cujos utilizadores tenham disponibilizado sob a licença Creative Commons com permissão para a sua utilização para fins comerciais. Mas mesmo assim, muitas destas pessoas acham que se trata de um abuso ver uma empresa com a dimensão do Yahoo recorrer a estas técnicas "duvidosas" - ainda mais quando depois aplica tratamento diferenciado: estes fotógrafos não verão 1 cêntimo que seja do lucro que o Yahoo vai ter com as suas fotos; enquanto outros vão receber 51% desse valor (no caso de fotos seleccionadas pelo Yahoo.)

Alguns fotógrafos não estão incomodados com isto - afinal, a licença que escolheram permite este tipo de coisa - e encaram-no como sendo mais uma forma de divulgar as suas fotos; mas outros consideram que é "indecente" o Yahoo aproveitar-se dos seus utilizadores para ganhar dinheiro.

A verdade é que se não fosse o Yahoo, nada impediria que qualquer outra empresa ou loja fizesse o mesmo. E depois, qual seria a moralidade de criar uma licença que permite a utilização comercial de uma foto, e que poderia ser vendida por uns, mas não por outros? Por via das dúvidas, se não quiserem ver as vossas fotos a serem vendidas sem que nada vos seja dito, o melhor mesmo será não permitirem a sua utilização comercial (e mesmo assim, já se sabe que provavelmente haverá quem as use de forma não autorizada.)

1 comentário:

  1. Eu acho que o problema está explicado neste ponto de vista... com o qual eu estou de acordo.
    http://www.zeldman.com/2014/11/29/flickr-is-about-to-sell-off-your-creative-commons-photos/

    ResponderEliminar