2014/12/02

NEC MultiSync PA322UHD - um monitor 4K para profissionais


Já por cá têm passado monitores 4K a preços bastante acessíveis, mas por norma esses monitores usam painéis que deixam a desejar na qualidade de reprodução das cores. Não é o caso deste NEC MultiSync 4K de 32", que não esconde a sua vocação para o mercado profissional.

O NEC MultiSync PA322UHD é um monitor 4K de 32" (3840x2160) direccionado para o mercado profissional que deseje tirar partido das resoluções Ultra HD, sem com isso sacrificar a fidelidade das cores. Aqui estamos perante um painel IPS de 10 bits, com tecnologia IGZO e com retroiluminação W-LED, que oferece um espectro de cores que cobre 99% do AdobeRGB, e variadas funções de calibração de cor. Aliás, este monitor inclui o software de calibração de cores SpectraView II.

A nível das entradas também não se poderão queixar, com 2 DisplayPort, 2 DVI-D, e 4 HDMI. Conjugando-se isto com a capacidade picture-by-picture que pode mostrar até 4 entradas diferentes simultaneamente... já estão a ver as possibilidades. A completar o conjunto temos colunas integradas e 2 portas USB 3.0 de entrada e 2 de saída.

Este ecrã NEC MultiSync PA322UHD já está disponível no mercado nacional, com um preço de 3499 euros (+IVA).

3 comentários:

  1. A esse preço mais vale o iMac 5K...Percebo as vantagens de ter um ecrã "independente" mas 3500 + IVA por um painel

    ResponderEliminar
  2. Isso já são preços de OLED, apesar dos OLED poderem sofrer com imagens estáticas de um computador (assim como o CRT e Plasma), psicologicamente não é fácil dar um passo atrás para os LCD's pois do que conhecemos (em 2014) a busca da imagem perfeita termina no OLED ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isto porque mesmo que digam que os melhores LCD conseguem paletes de cores quase perfeitas (99% do AdobeRGB, etc) o OLED ultrapassa bem os 100%, que podem dizer que não serve de nada porque não conseguimos ver, mas não deve ser bem assim, pois o nosso olho, como em tudo na natureza tem variações (e algumas pessoas até nem distinguem algumas cores) mas assim como no som nem todos ouvem acima dos 15Khz, outras ouvem 18Khz mas normalmente um bom sistema de som faz-se notar a diferença mesmo que seja em frequências que "não ouvimos".
      Mas no caso dos LCD's mesmo com angulos de visão de 178graus basta estarmos a olhar com um angulo de 10 ou 15graus (fácil de acontecer em monitores maiores) muda logo os contrastes e cores daquela zona... normalmente nota-se mais nos rebordos por ser os ângulos menos favoráveis, pis os 178graus é o angulo maximo onde a imagem não tem contraste abaixo de 10:1 ou qqc assim quando visto de frente (90graus) pode ter 1200:1 (e se estiver a ser visto com um angulo de 15graus baixa para 800:1), ou seja a mesma imagem ter contrastes diferentes em zonas diferentes do ecrã é o que mais pode estragar a imagem num LCD (claro que os IPS são os que menos se nota este problema, mas comparado com outras tecnologias, um Plasma ou OLED não tem qualquer defeito com ângulos de visão mais extremos)

      Eliminar