2015/01/12

Amplicity quer ser um computador modular... de aluguer


Numa altura em que as atenções se centram em equipamentos como os smartphones modulares, há uma empresa que pretende fazer algo idêntico no campo dos computadores pessoais, mas com um formato que quer ser ainda mais revolucionário: dar-nos um PC sempre actualizado em troca de uma renda fixa anual.


Estes Amplicity da Hive são computadores modulares, dos quais podemos retirar o módulo principal para o levarmos connosco para qualquer outro lado e encaixá-lo noutra docking station, ficando assim com o nosso computador "sempre à mão". Mas, o que acaba por ser mais inovador na sua proposta não é o hardware mas sim a proposta de que a máquina seja "alugada", por 99 dólares por cada 6 meses.

Talvez para ajudar, o serviço inclui o acesso ao software da Adobe, pelo qual os actuais utilizadores já estarão habituados a pagar uma mensalidade. Mas não deixará de ser um conceito engraçado e que poderá vir a tornar-se cada vez mais habitual no futuro - embora não me pareça que neste formato do Amplicity venha a ser fácil de concretizar: a ideia era a de que, no futuro, as docking stations compatíveis pudessem estar espalhadas por todo o lado, empresas, cafés, etc. permitindo que qualquer pessoa com um pudesse lá chegar e encaixar o seu módulo principal e ficar a trabalhar.

... A mim parece-me que seria mais simples andarmos simplesmente com uma "chave USB", e que tudo o resto fosse feito na cloud (isto, para os casos onde não seja essencial a capacidade de funcionar offline - embora também aqui a conectividade seja praticamente obrigatória, pois o 1TB de espaço disponibilizado é na cloud, e o serviço da Adobe também necessita da ligação à internet.)

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)